Translate

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Escritor: o manipulador de emoções #2

Boooom dia, prodígios do meu coração! O que vocês andam lendo? Bom, depois do sucesso da primeira dica sobre como manipular o sentimento dos leitores (apesar de muitos prodígios terem confessado que é muito difícil se emocionarem ao lerem livros - e eu nunca vou entender isso!!), trago a vocês mais um post dessa coluna. Dessa vez o tema é...

Raiva

Depois do choro, como não pensar no sentimento raiva ao ler um livro? Um bom livro contém um punhado de casos de "irritação" e "ódio". Ou seja, como não ter um caso de amor e ódio com aquele personagem que irrita TODOS OS LEITORES, não importa quais atitudes ele tome? Como não sentir raiva daquela situação que o maldito escritor inventou, quando tudo parecia estar dando certo?

Enfim, dá pra entender que deixar o leitor com raiva pode ser uma técnica muito interessante e que ajuda a empolgar a narrativa e a dar mais "vida" ao enredo.

"Entãããão, Senhorita Escritora-Manipuladora-de-Emoções-Master, como faço isso?!"

Há diversas maneiras de irritar um leitor e trazer mais emoção ao enredo. Conseguem imaginar alguma?

De primeira, penso em um personagem, como no exemplo citado acima. Personagens bem desenvolvidos e que praticamente "pulam" das páginas para o mundo real são os mais intrigantes e interessantes. Quem não gosta daquele filho da p mãe, desgraçado, que só pensa em derrotar o protagonista? É claro que a princípio todos nós o odiamos e queremos que ele morra o mais dolorosamente possível (bom, talvez a gente nunca consiga se livrar desse sentimento... tipo a Bellatrix do Harry Potter... ô mulherzinha!). Mas essa é a diferença entre um bom enredo e um enredo horrível: saber criar os participantes da história.

O que um escritor sabe é que há personagens que nascem para serem bondosos e amigos; da mesma forma que existem aqueles que nascem para fazerem maldades, e ninguém sabe a princípio o porquê (e vamos ser sinceros que saber explicar esse porquê não é fácil e é extremamente difícil não cair no temido clichê).

Então aqui está uma dica importantíssima se você for escrever um livro, fantástico principalmente: VILÕES SÃO ESSENCIAIS. Completamente essenciais e precisos para a narrativa continuar.

Por exemplo, que sentido teria para o pequeno e inexperiente Harry Potter se não existisse Voldemort? Ele não seria órfão e não precisaria lutar contra basiliscos ou Comensais da Mortes. Ele viveria, junto a seus pais, feliz para sempre - como em um bom conto de fadas. O pequeno bruxo nunca seria conhecido como o "Menino que Sobreviveu" e todas as histórias mágicas não passariam de uma mera possibilidade.

O que seria, em contrapartida, de Mo e Meggie sem Capricórnio? Eles não precisariam correr riscos e se sacrificarem para trazer Tereza de volta e nada de ruim aconteceria a eles e a seus familiares... (prodígios, digam-me que já leram Coração de Tinta!!!)

A raiva, ódio ou mesmo desprezo, por certo personagem pode ser um impulsionador para trazer emoção a história.

"Mas, afinal, pare de enrolar e diga como eu faço isso, ué!!!!!!"

É simples: ao pensar no seu livro ou conto, pense em um vilão. Não precisa necessariamente ser um pessoa, homem ou mulher. Pode ser um animal, um robô, uma situação: algum objeto que vá contra os princípios do protagonista e fará os leitores sentirem raiva ou frustração.

Vamos ao exemplo...

Thais é uma garota que precisa provar para sua família que pode ser a melhor de todas no exame. Ela estuda dia e noite, passa as noites em claro e deixa de fazer muitas coisas para estudar. No dia do exame, no entanto, aparece Márcio, um vigarista que troca as provas e faz a garota tirar a pior nota possível. Márcio faz questão que ela saiba o que foi feito e afirma que ela terá que ficar de boca fechada ou então sofrerá as consequências.

Uma história beeeem simples, mas que ilustra o que quero dizer (agora imagem porquê o desgraçado fez isso e vocês terão um bom enredo). Qual seria a graça se ela se saísse bem e nada atrapalhasse seu caminho? Não existiria história alguma!!

Reviravoltas são importantes, senão essenciais, em um enredo bem escrito. Quando uma situação muda de promissora para desesperadora, deixamos os leitores roendo as unhas, bufando e com aquele sentimento na cabeça: "Por que você fez isso??? Odeio esse livro!!! Odeio esse escritor!!! ...... Mas preciso ler para saber o que vai acontecer!!! Arghhhh". Seu livro ficará marcado na memória dele por um bom tempo, apenas lembre-se disso! hehe

Saiba se utilizar dessas situações. Crie um bom vilão (e por que não um vilão aterrorizante e ao mesmo tempo encantador?), crie situações em que você deixe o enredo de cabeça pra baixo (aquele usual "estava indo tudo bem e então tudo cai por terra"), e então deixe seu leitor tão, mas tããão irritado, com terminado personagem que ele jogará seu livro de lado por alguns minutos...

No entanto, sua curiosidade e sentimento inflados serão o suficiente para que ele o pegue de volta e devore-o.

Não crie uma história sem graça.

Não deixe o tédio dominar a narrativa (a não ser que seja proposital). Use emoções reais e transmute-as para o papel, de forma que ao passar os olhos por aquelas letras o leitor possa sentir o que você sentiu ao escrevê-las. E o mais importante:

Escreva com emoção.

Os melhores textos são aqueles que estão transbordando conhecimento e paixão.

--
Você tem alguma dica para me dar? Fique a vontade e deixe-me ouvir suas sábias palavras! Espero que tenham gostado dessa nova e irritante dica sobre como manipular nossos queridos leitores!

Abraços,
L. L. Alves

31 comentários:

  1. Nossa! Acho que criar um vilão é mais difícil do que criar o mocinho ou a mocinha.
    Escrever com emoção, inspiração, é o melhor, né Lu? Quero MUITO começar a escrever logo... só preciso de mais tempo! rs
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Letícia! É mais difícil sim... O escritor também tem que saber um pouco de psicologia hehe

      Sim! Faz muito bem *-* Escreva sim! Arrume um tempo e dedique-se! Você não vai se arrepender ^^

      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Lu.
    Eu acho que sou do contra. Melhor, eu não acho, tenho certeza hahaha
    Eu sempre gosto do personagem que ninguém gosta, sempre torço para o "outro" e não para o mocinho... hahaha
    Adoro livros que me deixam com raiva, que mudam completamente o rumo da história, que fazem coisas absurdas... hahaha
    Na minha opinião os autores sempre "ficam do lado" dos mocinhos. É sempre felizes para sempre e o vilão se dando mal. Eu gosto quando essa percepção muda.
    Por isso gosto dos livros do David Nicholls, ele faz o que acha que deve fazer com a história e não o que seria mais justo, mais romântico ou o que o leitor esperava.
    Sei lá, sou doida huahuhauahuaa
    Sou bem dessas, quanto mais raiva melhor haha
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br/

    E tem meme para você lá no blog :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kezia!
      Hmmm pois é! Mas depende da história, você não acha? Às vezes eu também prefiro o "vilão", por vários motivos, mas principalmente por ser bem melhor construído do que os outros personagens...

      Ainda não li nada do David Nicholls... Até fiquei curiosa agora! hahaha
      Sim! Então aguarde pelos meus próximos livros... hehe

      Beijos! Já vi o selinho *-*

      Excluir
    2. Ops, eu quis dizer *meme
      Obrigada!

      Excluir
    3. Aah sim, claro. Às vezes eu também torço para o mocinho, por que um final felizes de vez em quando faz bem hahaha
      Mas é isso mesmo, às vezes o mocinho é um tanto sem graça e o vilão é tão bem construído que você acaba torcendo para ele hahaha
      Maaas, do seu livro eu ainda torço pelo Hugh *-* hauahuaha
      Beijinhos!

      Excluir
    4. hahahahahah Sim, faz sim!
      Aaah isso sem dúvida! Agora não posso concordar que estava torcendo pro Voldemort não u-u
      Queria aquela criatura morta o mais rápido possível hahahaha

      owwwn *-*
      Espere pelas continuações :P hehe
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, adorei a postagem!
    Eu gosto muito mais dos vilões, na maior parte dos livros. Geralmente os autores deixam os protagonistas muito bonitinhos, perfeitinhos etc e tal.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alana! :D
      Aaaah sim... O bom é saber construir um personagem "real", não perfeito demais (não gosto de personagens assim hahaha).

      Beijos

      Excluir
  4. Boa dica a raiva faz agente se prender mais ao livro para saber o que vai acontecer, eu particularmente gosto muito de vilões e quase sempre torço por ele haha, no caso do seu exemplo eu matava o Marcio juro matava mesmo rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Taty! Poxa, estou vendo que se fosse por vocês os vilões dominavam o mundo! hahahahha
      Que raiva desse Marcio né!!! hahaha

      Beijos

      Excluir
  5. Tava lembrando dessa coluna ontem!! Tava louca pra ver a parte #2 ^^

    Nunca li coração de tinta, vi o filme (é o mesmo?) mas sei que nem se compara. Nem sabia que tinha o livro, vou ler com certeza rsrs

    Adorei essa dica!! Nunca li HP, mas a Belatrix é mesmo irritante (no filme pelo menos haha), tenho um amigo que odeia ela e adora ao mesmo tempo, acho que esse tipo de emoção é bem dificil de fazer alguém sentir...

    É tão irritando quando alguma coisa tá indo bem e de repente da errado em um livro, da vontade de matar o escritor. Igual no livro a culpa é das estrelas, porque o Peter Van Houten tinha que ser tão chato? Eu queria saber o que acontece no final de UAI T-T

    Gosto das suas dicas, espero ver mais por aqui ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Gosto de fazer um suspense. Que bom que sentiu falta, Marina! *-*

      Sim, o filme é baseado no livro, mas tem várias diferenças. Não digo que é ruim porque foi o filme que me deixou com vontade de ler o livro... Mas o livro tem mais detalhes e bom... É um livro hehe. Leia essa trilogia porque é maravilhosa!

      Vixi, não consigo amar a Bellatriz nem se me obrigarem... Ela matou o Dobby :(

      hahahaha O escritor tem o poder de criar esse sentimento! Não é incrível? Como leitor a gente fica furioso, mas depois percebe que "tudo fazia sentido", no final das contas.

      Nem fala... O que será que acontece??

      Beijos

      Excluir
  6. lu nem me fale eu me irrito mt com alguns livros. parece que o escritor sabe que vai me dar odio do personagem ashuasuhshus sei lá
    eu sou uma pessoa mt sentimental quando vou ler, sinto raiv, odeio, amor, e etc.
    gostei mt da postagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahahaha Não é legal?? (ok, eu sei que não é! haha)

      Aaah eu também, Alice. Sou como você ^^
      Obrigada!

      Excluir
  7. Eu gosto quando o vilão vira mocinho e vice-versa.
    Não gosto dos vilões puramente malvados nem dos mocinhos puramente bons e inocentes... Gosto de brincar assim... rs. Em Grandes Esperanças, Dickens nos surpreende de um modo fantástico ao inverter papéis... Gosto disso.

    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Isso já virou clichê, né, Flavio? Os novos escritores, como nós dois, devemos desconstruir isso ;)

      Beijos

      Excluir
  8. Sempre que leio tuas dicas de escrita fico pensando nas diferenças e semelhanças entre a escrita acadêmica e a escrita de prosa em geral... Talvez por eu não ter experiência com outro tipo de escrita que não a acadêmica, para mim as diferenças são maiores do que as semelhanças. Mas acho muito interessante ver o processo que está por trás de qualquer tipo de escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm. Nossa, é verdade! As diferenças são enormes, Marcia, mas como você disse o processo de escrita é, de alguma forma, semelhante em todos os casos.

      Prefiro a fantasia, pois tudo pode acontecer, e não precisamos nos prender a normas... Por isso acho você uma guerreira! Vida acadêmica não é pra qualquer um não hein! :)

      Beijos

      Excluir
    2. Obrigda pelo incentivo! Saiba que te admiro muito também. Indiretas do bem: amo gente criativa e que segue seus sonhos! Go girl!

      Excluir
    3. Own, obrigada! *-*
      <3
      Força pra você também! o/

      Excluir
  9. Medo de você!!! o.O
    Eu não tenho criatividade pra histórias, mas gostei a beça das suas dicas. E concordo contigo: tem que ter uma coisa pra atravancar o protagonista, senão fica sem graça! =P
    Beijinhos! Giulia
    Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Por que, Giulia?? O_O
      Fico feliz que tenha gostado! ^^
      Sim... Mesmo que os leitores fiquem furiosos com o escritor, a gente precisa fazer hehe

      Beijos

      Excluir
  10. Olá, boa tarde :D
    Amei o post ^-^
    O vilão é essencial; sem ele uma história não é a mesma coisa :S Geralmente não gosto dos vilões, mas tem uns que não tem jeito, eu amo mais que o "mocinho" XD Mas isso é muito relativo XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Isabelle! Obrigada *-*
      Aaah sim. Acontece o mesmo comigo. Mas depende do vilão né? Beijos

      Excluir
  11. Engraçado como uma ideia minha está exatamente no seu texto. Quero criar a estoria mais sem graça de todos os tempos... hahaha... exagerei... okay, o conto mais sem graça do dia... :) Melhor assim?? Mas era pra fazer uma crítica social que eu ia inventar essa estória... ainda tenho que pensar sobre ela.

    Bom, raiva já é um sentimento que eu sinto fácil! Meu sangue ferve na hora! Claro que eu não abandonei o último livro da série HP quando a JK matou.... >>>> ALERTA SPOILER <<< Lupin >>>>> FIM DO SPOILER <<<<(okay, eu abandonei o livro por uns dias e nõão quis saber de nada dela por um bom tempo. Nem quando saiu Os Contos de Beedle o Bardo eu comprei. Fui comprar quase um ano depois.. qndo a raiva começou a passar e eu criei a Lana pra resolver o "problema"). É muito fácil o autor me deixar nervosa, mas nesse caso fiquei furiosa.. e confesso que foi um pouco perigoso...rsrs...

    Claro que a estória tem que ter vilão. Mas gosto também quando o personagem inocente se revela o vilão da estória (vc já leu Aparência? No Universo Invisível? - http://tinyurl.com/aygkt7w)foi minha primeira tentativa de expor esse lado do mocinho/vilão.

    Adoro suas dicas!! Tenho que tentar escrever mais... só não sei como.. quando deito na cama ou fico na frente da TV me falta energia e eu gosto de ficar nesses lugares pra estar com a minha mãe.. difícil de resolver isso...

    Beijussss;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah mas dai é COMPLETAMENTE diferente, Helaina! Como disse no texto ali, vai depender da intenção do escritor!!!!! Você disse que pretende fazer uma crítica, então precisará se utilizar de todos os artifícios para chegar no objetivo.

      Eu digo que histórias sem graças não podem ser escritas porque estou lidando com o meu público-alvo e determinado gênero (fantasia). Nesse caso, não tem como a história ser sem sal, concorda?

      Poxa, eu senti mais raiva da JK quando ela >>>>>> SPOILER ALERT<<<<<<<<<<< matou o Dobby <<<<<< /SPOILER ALERT >>>>>>>>>>. Mas gostei da sua ideia. O seu conto ficou incrível *_*

      Ainda não li, assim que der vou ler *---*

      Obrigada! Beijos

      Excluir
    2. Com certeza! Quem lê fantasia não espera nada muito óbvio. Eu já abro um livro desse gênero pensando: Okay, surpreenda-me!
      A estória que eu estou pensando nem é pra criticar na parte literária, mas os rumos que a vida toma e pessoas que são felizes com isso, ou não.. ^^

      Eu fiquei com muita raiva também. Mas ele pelo menos teve um final bonito, um enterro digno... e o pessoal que morreu na guerra... simplesmente morreu, acabou... foi muito choque de realidade pra uma fantasia tão bem escrita.

      Obrigada! :D Acho que foi a estória que eu escrevi com mais emoção até hoje! ^^

      Okay! Espero que goste!

      Beijussss;

      Excluir
    3. hahahaha Exatamente!
      Hmmmmm, que legal! Depois quero ler hein *--*

      Aah pois é. Complicado :s Acho que o que a JK quis mostrar foi como uma guerra realmente é. Não é bonita, todo mundo se salvando. É violenta, cruel e que pessoas morrem. Mas isso acaba destruindo nossa infância! hahahaha T_T

      Beijos

      Excluir
  12. Que post superinteressante.
    Me ajudou bastante.
    As vezes fico c/ medo de construir os vilões e acabar gostando deles. Hehe..
    Uma saga q me dá muito raiva da protagonista (e q acho uma vaca) é a Elena de Diários do Vampiro. Ele é muito pros... Deixa para lá. Acabo preferindo mais o Damon, no livo, do q o stefan, mas quando chega no seriado já é outra coisa: eu acabo gostando da Elena, amando o Stefan e sentindo pena do Damon.
    Ainda bem q escritores conseguem transmitir esse sentimento p/ gente. Um sentimento q aina não senti num livro foi luxúria.
    Preciso ler a trilogia do Coração de Tinta :( :( :(
    e Bellatrix. Te odeio foreveramente. Kkkk... Bjs Lu-chan *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz, Bruno!! :D
      Aaah mas às vezes vilões carismáticos são os melhores *-*

      Pois é, eu ainda não li, mas acho que terei a mesma opinião que você sobre essa série... Vamos ver se um dia eu leio e descubro ^^

      Coração de Tinta é maravilhoso! Aaaaaaaah nem fale dessa personagem na minha frente hahahaha Que raiva XD

      Beeijos

      Excluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!

Lembrando que:
1. todo comentário é moderado;
2. evite usar palavras de baixo calão, frases ofensivas ou preconceituosas, e principalmente conteúdo que não tenha relação com o blog e o mundo dos livros;
3. respondo todos os comentários.

Estou ansiosa para ouvir o que você tem a dizer!