Enfim, depois de um tempo sem postar nessa coluna, trago-a de volta para falar de um livro muito interessante que li recentemente. Como vocês sabem, não tenho costume de escrever resenhas e para aqueles que seguem os "padrões" meus posts são mal feitos e nem merecem serem considerados resenhas... No entanto, me sinto na obrigação de falar desse livro de um escritor brasileiro simpático e que sempre aparece por aqui: o Flávio P. Oliveira.
AEcM12 |
Não irei fazer uma resenha padronizada, mas destacarei alguns pontos interessantes :-)
Bom, o que dizer? (suspense)
O Flávio escreve maravilhosamente bem. De verdade. Seu estilo de escrita é completamente diferente do meu e a própria escolha de personagens, enredo, etc., também difere absurdamente do que estou acostuma a ler. No entanto....
Adorei! Para quem não sabe nada da história, aqui vai a sinopse:
Devo destacar alguns pontos."AEcM12 é uma história de amor que se passa no futuro, quando a maior empresa no ramo de seres artificiais domina a utilização de um componente e se torna capaz de confeccionar um androide perfeitamente similar a um ser humano, sem utilização de peças e elementos mecânicos. Serão muitos os homens a gastar pequena fortuna para a aquisição de uma cópia artificial de alguma mulher, alguns de esposas falecidas, a maioria de atrizes e modelos famosas. O principal personagem deste livro, um homem solitário, copiará a vizinha por quem é perdidamente apaixonado. Ele trabalha no ramo, é um compositor de elementos, e durante a vida construiu os próprios robôs, tratando cada criação com o carinho de um pai, edificando um estranho e artificial ambiente familiar. Agora ele apresentará uma mãe aos filhos-mecânicos, sua esposa artificial quase idêntica a vizinha já conhecida de todos e com isso alterará todo o seu futuro."
Positivos:
A leitura é rápida e de fácil compreensão. Apesar das palavras "difíceis" e tema futurista, a leitura é muito rápida e por possuir poucas páginas você lê em alguns dias ou mesmo horas.
A quantidade de referências é grande e isso sempre acaba animando a leitura.
O Flávio criou personagens bem desenvolvidos e que quebram padrões (como o próprio protagonista anti-herói).
Seu estilo é diferente e isso é ÓTIMO! A própria pontuação e criação de parágrafos é diversa e não deixa a leitura cansativa.
Como se passa no futuro, é necessário que muita coisa seja explicada. E o Flávio consegue fazer isso de uma forma interessante e que não irrita ou entedia os leitores. Conseguimos entrar no mundo de AEcM12 com facilidade e crer piamente em tudo que é escrito.
Negativos:
Há explicações exageradas em notas de rodapé (na minha opinião). Acho importante deixar o leitor descobrir ou se sentir confuso em determinadas partes ao invés de ter tudo "mastigado". Sabemos que o "costume" é fazer referência a algum livro ou filme e deixar o leitor se aventurar e descobrir do que se trata sozinho. Todavia, não acho que ele devesse tirar por completo as notas de rodapé (quem sou eu pra falar?!), já que é uma característica da sua escrita. O que seria interessante seria diminuir a quantidade apenas.
Há poucas falas. Como o Flávio mesmo disse esse é um estilo próprio dele: não usar falas em demasia. Não que seja um ponto necessariamente negativo, mas eu gosto de interações entre personagens
Resumindo, o Flávio tem muito talento, MESMO. Pode parecer exagero, mas seus livros possuem o que falta para os jovens escritores brasileiros: criatividade e inovação. Isso porque há muitas histórias sobre fadas, vampiros e criaturas sobrenaturais... Há diversas formas de abordar um gênero literário, mas poucos se arriscam como o Flávio. Ele criou um mundo futurista e não foram necessárias mais de 140 páginas para descrevê-lo, explicá-lo e expor uma pequena confusão que todo bom livro precisa ter.
Acredito que se ele se dedicar cada vez mais poderá chegar aos pés de Machado de Assis e sua intrigante Capitu.... Porque sei que ele é capaz. Seu livro me lembrou os velhos livros de literatura que éramos obrigados a ler quando pequenos e, diga-se de passagem, odiávamos. O que diferencia AEcM12 desses livros clássicos é que amaremos cada página e cada linha lida.
Por isso ele entrou para a coluna de "Livros que valem a pena serem lidos". Leia e divirta-se junto. Saiba mais desse parceiro aqui do blog no site dele clicando AQUI.
E, é claro, não deixe de adquirir o livro e incentivar nossos escritores nacionais!
Abraços,
L. L. Alves
Aaah, obrigadooo Luene, fiquei emocionado agora. Muito feliz por você ter gostado assim!! Mas é assim tão diferente mesmo do que vc costuma ler? rs
ResponderExcluirBeijos
P.S.: Já havíamos conversado sobre as notas de rodapé, e deverei colocar as citações apenas após o fim da história, nos próximos livros... :D
Fico feliz que você tenha gostado da resenha! ^_^
ExcluirSim, é beeeem diferente! Apesar de falar de robôs, meu estilo de leitura é completamente diferente ainda...
Aham, por isso não dei muito destaque na resenha, mas tive que falar :P
Pensei na mesma coisa sobre os dialogos, também gosto de interações, e acho que a historia fica mais legal assim, mas se é estilo dele, quem somos nós pra falar? rs
ResponderExcluirCom certeza é um livro que vale a pena ser lido!
Exatamente, Marina! ^^
ExcluirNão conhecia o livro, até ler sua postagem.Seguindo aqui!!!
ResponderExcluirSe ainda não seguiu convido para comentar e seguir:
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br
Bjs
Ok, já estou seguindo o seu, flor. Beijos
ExcluirAAh que linda! Estou louca para ler o livro! Realmente sua resenha nem falou do livro rsrsrsrs mass o Flavio deve ser um grande autor, já que como pessoa é gente boa.
ResponderExcluirBeijos querida!
Leia sim, Irinia! É que não gosto de falar sobre o enredo :P hehe
ExcluirBeijos, flor!
Bem vou ser sincera não me interessei pela obra lendo a sinopse não é muito meu gênero mas essa é a segunda resenha que leio positiva e estou ficando curiosa com o livro hehe
ResponderExcluirbjos
Aaah ser sincera é importante, Taty. Quem sabe um dia você não lê? :D
ExcluirOi, Lu.
ResponderExcluirAgora fiquei ainda mais curiosa.
Já vou falar com o Flavio para ele colocar meu livro no correio amanhã mesmo haha
Eu gosto de dialogos, mas também gosto da falta deles hahaha
Agora o Flavio tem que publicar o tal livro "juvenil" fiquei curiosa hahaha
Beijos
hahahaha Pois é... Depende muito do texto né? Mas normalmente eu AMO diálogos ^^
ExcluirEu também!! Logo logo ele termina de escrever :D
Beijos
Conheci o Flavio agora com nossa brincadeira de amigo secreto. Gostei da trama do livro e fiquei interessada em ler. A única coisa que me desanima um tiquinho é o fato dos poucos diálogos. Eu amo essa interação entre os personagens e até gosto quando a estória é explicada assim. Fica mais dinâmica.
ResponderExcluirMas, com certeza daria uma chance à AEcM12 antes de chegar às minhas conclusões finais! ^^
Beijussss;
É bem legal mesmo, Helaina ^^
ExcluirPois é... Também curto diálogos... Parágrafos e parágrafos de texto me deixam um pouco cansada. Com certeza, os diálogos deixam a narrativa bem mais dinâmica!
Isso mesmo! Vale a pena ler ;)
Beijos