Translate

domingo, 16 de setembro de 2012

Publicação: primeiros passos

Olá, leitores! Tudo bem? Bom, como alguns de vocês devem ter visto na página do Facebook ou no meu perfil pessoal do Facebook/Twitter, eu recebi resposta de algumas editoras. Já aviso que não é nada definitivo. Ou seja, não cheguei nem a enviar o original ainda, apenas me informei sobre o recebimento de originais, se é possível enviá-los ou não.

Pensando nisso, decidi fazer um passo-a-passo bem simples para aqueles que pretendem publicar seu livro com uma editora. Listo a seguir o que pode ser feito antes de ouvir o tão esperado "SIM" (ou o que quer que a editora diga quando decide publicar seu livro, certo?).

1. Gênero
Antes de qualquer coisa: qual o gênero da sua obra? Poesia, romance, crônica, ou pertence ao mundo jurídico? Este é o passo mais bem calculado que você deverá tomar. Algumas editoras não aceitam poesia, por exemplo, e se você enviar seu livro de poesias sem saber desse "pequeno" detalhe... Sabe o que vai parecer né? Que você nem sequer pesquisou o que a editora publica. Defina o gênero, em primeiríssimo lugar, ok?

2. Pesquise
Definido o gênero comece a pesquisar possíveis editoras. Pode-se usar o Google, o jeito mais prático e rápido de descobrir. Vá nos sites, blogs, fóruns... "Fuxique" o suficiente até ter em mãos uma lista de possíveis editoras que publicam o gênero.

3. Entre em contato
Essa pode ser uma dica opcional. Eu sempre prefiro entrar em contato antes de enviar o original para não perder tempo e dinheiro com alguma editora que não tenha o menor interesse no meu estilo de livro. Algumas, além disso, não estão aceitando originais no momento em que você se prepara para enviar o seu. Isso significa que não adianta enviá-lo: não será analisado. Enfim, entre em contato via e-mail ou nos próprios sites e blogs e colete informações. Normalmente há uma aba "Contato", "Publique seu livro", "Seja nosso autor". Você precisa ser esperto. Não adianta ficar parado esperando a fada madrinha aparecer e indicar a editora certa.

4. Acredite
Pode não ser uma dica prática, mas acredito que vale muito. Não quero dar a impressão de ser pretensiosa, mas acreditar na sua obra é o ponto entre o sucesso e o fracasso. Alguém já viu uma pessoa que diz que "não faz nada de bom na vida" ou que "não tem talento nenhum" chegar em algum lugar? Prefiro pensar que posso, que sou e que consigo. Palavras de ordem e sucesso. Acredite que você pode, mas também corra atrás. Às vezes é fácil, mas às vezes pode ser muito difícil. Desistir é que não dá né?


Bom, ainda estou na fase de "entrar em contato". Mandei e-mail para algumas editoras queridas que publicam o gênero do meu livro e que pelo visto estão aceitando originais no momento e já recebi algumas respostas. Agora estou preparando o material correto (cada uma tem suas preferências) e pretendo enviar esse mês o restante. Felizmente muitas editoras já estão aceitando por e-mail, apesar do processo ser mais demorado, mas economiza esforço, dinheiro e tempo.

Ah, sem esquecer que o tempo de resposta varia, hein! Já notei que as editoras podem responder dentre um mês até dois anos (!!!). Além disso, muitas diferem em vários aspectos: algumas exigem cadastro na BN; algumas "queimam" ou "picotam" seu original depois de lido e rejeitado; outras não fazem questão de explicar o que aconteceu; e ainda tem algumas que nem sequer dão um parecer se a obra foi rejeitada. O jeito é se adaptar e aguardar. Afinal, imagina o trabalhão que elas passam para ler todos os manuscritos enviados?!

Mais novidades quando ao processo aviso aqui no blog :-)

Ah, deixo vocês com uma pergunta:
Gostariam que eu fizesse um post dedicado às cartas de apresentação/sinopses e demais textos que são obrigatórios ao enviar para uma editora? Não sou profissional, mas posso pensar em algumas dicas e no que estou usando para enviar os meus.

Abraços,
L. L. Alves

40 comentários:

  1. Oi Lu.

    Amei o post, gosto dessas informaçõe sque vocÊ traz sobre o mundo editorial.

    Own... eu vi no facebook que você está a espera de respostas, fiquei tão feliz, tô torcendo muito por você.

    Em breve terei meu exemplar de A Intituição para Jovens Prodígios em mãos.

    QUEIMAM?! O.O O que há com essas editoras afinal?

    Post, sobre cartas de apresentação, o mais rápido possivel, por favor.

    Beijos

    Gabyh - VIda de Bookaholic

    PS: WOW... Faz tempo que não passo por aqui, como estou desatualizada kkkkk Correndo pra visitar os posts antigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gabyh! =)
      Siiiim! Logo logo *-*

      Pois é! Para a segurança do escritor sabe? Parece que já houve problemas com plágio. Então algumas editoras para evitarem processos e tudo mais preferem "destruir" o manuscrito. Ás vezes elas também devolvem. Mas depende.

      Ok! então farei esse post =D

      hahahahaha Não tenha pressa em visitar tudo. Eu escrevo demais :x
      Beijos

      Excluir
  2. Faz o post sim Lu, vai ser muito útil!!! *--*

    Gostei das dicas, eu nem sabia que tinha que entrar em contato pra saber se estão recebendo originais O.O Tomara que as editoras passem a receber o livro em pdf (soube de uma que prefere pdf), ficar fazendo cópias do livro pra cada editora deve dar um trabalhão, sem contar que algumas vão jogar tudo fora :/

    Aproveitando o post, vi em alguns blogs que se uma editora aceitar a proposta, é pra perguntar se o autor tem que pagar alguma coisa e só assinar um contrato com um advogado do lado, o que não falta nesse mundo é gente pilantra o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok *-*

      É como eu disse, Marina, não é obrigatório. Muitas vezes as editoras já avisam no site delas dizendo que não estão aceitando originais. No entanto, algumas não avisam. Então prefiro entrar em contato antes (foi o caso da Editora Moderna, por exemplo, eles não estão aceitando no momento).

      Ah, sim! Algumas já estão na era digital e preferem receber seu manuscrito via e-mail (ou arquivo word ou pdf). Isso é verdade! Cada cópia que eu teria que fazer seria MUITO complicado x.x

      Hmmmm. Obrigada por avisar!! Também tinha visto algo parecido. Algumas editoras cobrem (e avisam os autores) todos os custos. O que tá errado é não avisar caso a gente tenha que bancar algo né? (eu estaria perdida se isso acontecesse)
      Valeu pela dica do advogado! Essa eu não sabia :D
      Beijos

      Excluir
    2. Não duvido de algumas editoras não avisarem, e colocarem como letras miúdas no contrato kkkk.

      Excluir
  3. Oi Lu, adorei o post! Como sempre! *-*
    São dicas bem valiosas, e que espero usar num futuro bem próximo. Enquanto isso não acontece comigo, estou torcendo por você!
    E quanto ao post quantos as cartas de apresentação, eu super apoio. Quero saber mais e como se faz. Então se fosse uma votação eu votaria sim!
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Camila *-*

      Ok! Já temos 3 votos a favor! hehe

      Logo logo vai chegar sua vez! Espero que os posts aqui possam te ajudar. Enquanto isso, muita inspiração, flor! Beijos

      Excluir
  4. Oieee tudo bem? Acho muito legal essa forma que você faz, dando dicas, de tudo o que você está vivenciando.

    Espero que tenha uma editora muito boa!!! E lgo vou fuçar teu blog e fazer um posto sobre vocE

    Te admiro muito!!!

    E estou respondendo o meme vai lá ver depois.

    bjooooooooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo sim e você?! Obrigada, viu! :D

      Poxa, obrigada, Irinia!!! *_*
      Fico honrada em saber disso.

      Já vi o meme e adorei! Sua letra é linda O.O
      hehe

      Beijos

      Excluir
  5. Olá legal tomara que logo você encontre uma boa editora, belas dicas

    Ah a Editora Deuses aceita manuscritos e não cobra para publicar os livros, é bom tentar lá também né

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Taty =D

      hmmmm, valeu pela dica! Vou dar uma olhada! Beijos

      Excluir
    2. Eu tenho o face deles, são bem simpáticos e sempre respondem quando falam com eles

      Desejo sucesso

      bjos

      Excluir
    3. Já entrei em contato com eles! *-*
      Agora é só esperar e torcer xD

      Muito obrigada pela dica \\\o

      Excluir
  6. gostei muita da postagem, bem instrutiva viu.
    eu acho que um post dedicado a cartas de apresentaçao seria bem legal, eu pelo menos ja teria uma ideia quando fosse enviar a minha xp

    ResponderExcluir
  7. Eu ia adorar saber de tudo isso.
    Não vou publicar nada e nem tenho interesse no contato com uma editora, mas achei muito interessante o assunto. Amo conhecer coisas novas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Anderson!! =D
      É sempre bom conhecer novos horizontes! Beijos

      Excluir
  8. Adorei o post Lu *-*
    Estou super ansiosa e na torcida para você conseguir publicar seu livro logo.
    E quanto a carta de apresentação, eu super gostaria de ver como é feita. Apesar de não ter intuito de publicar nada, eu adoro saber como essas coisas funcionam rs
    Beijinhos,
    fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada *-*
      Nem fala, Kezia! Também estou!

      Ok. Então será feita mesmo. É sempre interessante aprender coisas novas né? Beijos

      Excluir
  9. Tomara que você consiga publicar seu livro, não podemos desperdiçar o dom de autores brasileiros!

    ResponderExcluir
  10. Olha que aqui de novo Lu o/

    Passando pra avisar que te indiquei alguns selinhos, talvez você já os tenha recebido, afinal andei sumida, mas a intenção é o que vale, não é?

    Beijos

    Gabyh - Vida de Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, obrigada Gabyh!! Vou dar uma olhada depois. Beijos

      Excluir
  11. Boas dicas! Não faço a mínima ideia do procedimento, mas também nem terminei meu livro!..rs..Informação é sempre útil!

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Natalha! =D
      Verdade! Espero poder ajudar nesse aspecto então. Beijos

      Excluir
  12. Oi Luene!
    O post ficou maravilhoso e de grande valia aos interessados em publicar.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Luene, bom dia :D
    Aamei o post. Dicas super úteis. Com certeza vou usá-las para quando terminar de escrever meu livro ^^'
    Espero que as editoras aceitem logo seu original. Aguardo pelo seu livro (curiosa para ler a história)
    Ah, faz o post sobre os textos sim *-* Vai ser super útil.
    Beijinhos ^-^
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, flor!! =D
      Muito obrigada. Fico muito feliz que tenha gostado!

      Aaaah sim. Também espero. Mas infelizmente o processo é um pouco demorado!

      Ok! Farei sim. Beijinhos!

      Excluir
  14. Oi Luene,
    Você sabe que eu adoro essas suas dicas de publicação, né?! Quero muito publicar um livro, mas tudo o que eu preciso é vencer a preguiça de escrever... aff... não consigo terminar nada que começo... >.<
    Gostei da sua ideia sobre as cartas e textos obrigatórios. Seria muito bom se você fizesse um post desse sim!!

    Falar em post, tem postagem nova no meu blog!!
    Passa por lá depois pra ler!
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/2012/09/sessao-pipoca-grimm.html

    Beijussssss;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Helaina!! Hmmm, entendo. Você tem que esforçar um pouco mais! Não é fácil não, eu sei. Mas tente terminar o livro e não fique satisfeita até escrever a última linha! Sei que você consegue ;D

      Ok. Farei sim! Hmm. Logo logo vou lá ver, assim que conseguir arrumar um tempinho. hehe

      Beijos!

      Excluir
    2. Pior que é... eu tinha que arrumar uma rotina pra escrever... eu gostava de escrever durante as aulas ..(ti feio..hihi).. mas como não estudo mais.....
      No cursinho de inglês tem poucos alunos, fica impossível... XD

      Okay!!
      Te espero por lá!!

      Beijusss;

      Excluir
    3. hahahahhaa Tem que escrever quando a inspirar der as caras, ué! :P
      Tente se organizar mesmo. Sei que vai ser bem divertido quando voltar a escrever *_*

      Vou lá dar uma olhada agooooooooooora! Beijos

      Excluir
  15. Lu faz o post sim (= estou torcendo muuito para seu livro ser publicado logo
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Lu (a íntima) ando passando os olhos bem mal pelos blogs q sigo (são muitos, então estão todos no reader e eu só vejo a listinha por cima) e resolvi entrar aqui hj e dei um pulo quando vi esse post hahaha
    Eu ando as voltas com isso, apesar de não ter terminado de escrever. Na verdade comecei a escrever 3 livros quase simultaneamente e resolvi terminar o "mais curto" pq os outros seriam sagas e esse seria um livro único.
    Acredite se quiser, a parte mais difícil pra mim é esse negócio de acreditar em mim mesma. Eu sei q é necessário, mas basicamente "travo" só de pensar em me auto-elogiar. Longa história. Freud explica, eu acho, mas não vem ao caso.
    O caso é que tenho muitas, muitas dúvidas a respeito, sabe? Eu tenho visitado praticamente todo site de editora do Brasil (aliás, precisando, tenho uma lista bem grande que fui pegando com tio google e com blogs) e fico cada vez mais perdida - principalmente com o negócio de registro. Vc sabe dizer como funciona? Já fez post e eu não vi? Algumas editoras dizem que não precisa ter o registro antes de mandar, mas e o medo? Por outro lado, eu sou uma negação com trâmites legais. Tipo, always.
    Por fim, vc já mandou pra Novo Século? Eles tem um programa de novos autores bem lindo e no site diz que depois de mandar a sinopse eles te dão resposta se querem avaliar em até uma semana (!!!)
    Enfim. Esse comentário tá ficando enorme. Sorry! Qualquer coisa passa lá no meu "brógui".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode me chamar de Lu sim, Priscila!! =)
      Ah, entendo bem o que você diz... São muitos blogs mesmo! :o

      Nossa que legal! Então você tem muitas ideias na cabeça né! Não pode deixar isso parado, precisa escrever o// Escrevi algumas dicas aqui no blog, dá uma olhada.

      Fiz um post sobre o registro sim e acredito que você já tenha visto (vi seu comentário lá). Espero poder ajudar mais com o post, porque lá explico detalhe por detalhe. Consegui meu registro seguindo os mesmos passos.

      Então, mandei para Novo Século sim, essa semana ainda! Eu já ouvi muitas pessoas falaram dessa editora e particularmente adoro ela! Agora tenho que esperar para ver se eles vão querer avaliar né! (e o medo de ser rejeitada? hehe)
      Mesmo assim, SUPER obrigada pela dica viu *_*

      Viixi, pode escrever o quanto dizer! Adoro comentários gigantes!

      Ok! Vou passar lá agora! Beijos

      Excluir
  17. Lu, se você já estiver com seu livro publicado, quero falar com você. Se não publicou ainda, também tenho dica para publicar custo zero e vender na Palas Livraria com um preço bacana.
    Me escreve? sarah.micucci@hotmail.com
    Beijo,
    Sarah Micucci (escritora)
    http://palaslivraria.com.br/index.php?route=product/product&product_id=50

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!

Lembrando que:
1. todo comentário é moderado;
2. evite usar palavras de baixo calão, frases ofensivas ou preconceituosas, e principalmente conteúdo que não tenha relação com o blog e o mundo dos livros;
3. respondo todos os comentários.

Estou ansiosa para ouvir o que você tem a dizer!