Translate

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O que faz você se animar na hora de escrever?

Boa tarde a todos! Hoje, enquanto acordava de uma noite boa de sono anterior a muitas horas de escrita sem pausas, pensei no quanto eu adoro escrever finais de livros. Para falar a verdade, eu planejo o final para então criar o começo e tudo que seguirá a história. Com essa ideia na cabeça eu perguntei a mim mesma: o que me anima na hora de escrever?

Listo abaixo as partes que mais me animam e as que mais me desanimam na hora de escrever. Conto com a ajuda de vocês com seus comentários sempre incríveis! Aproveitem! =)


O QUE ME ANIMA
1 - E... Ação!
O que eu disse acima sobre os finais de livros se relacionam diretamente com o quesito "ação". Não existe nada mais empolgante (pra mim) do que escrever sobre a flecha lançada, o coração saltando pela boca ou o ápice do protagonista. É nessa hora que passo a madruga digitando e sentindo os olhos pesados de cansaço, mas não paro! A cada segundo aparece uma ideia nova e talvez mais interessante que a anterior, e então tenho que fazer as correções e continuar...Só de pensar fico entusiasmada!

2 - Cenas que me fazem chorar
Sim, por mais estranho que pareça eu AMO escrever cenas emocionantes. Normalmente penso em alguma cena que tenha relação com o enredo e então moldo-a na minha cabeça. Adiciono uma coisa ali, apago outra coisa acolá, e quando acho que está pronto coloco a mão na massa. Lidar com o psicológico dos personagens muitas vezes é o mais importante para o desenrolar da história.

3 - Explicações
Outra parte da escrita que realmente me anima aparece quando preciso explicar o enredo (ou pelo menos uma parte dele). Sabe aquele filme, na hora em que o vilão fala e fala e só fala, contando todo seu plano diabólico? Bom, eu adoro. Meu livro é envolto em mistérios e segredos, e quando finalmente chega a  hora de revelar alguns pontos importantes eu gosto de caprichar. Também é a parte em que eu mais reviso, porque né... Um erro sequer não dá.

4 - Outros pontos de vistas
Não sei se cheguei a comentar aqui, mas eu prefiro escrever na 3ª pessoa. Todos os meus livros - seja os anteriores a saga ou a saga em si - são escritos em terceira pessoa. É uma preferência minha, porque às vezes você acaba tendo limitações usando a 1ª pessoa. Enfim, acho interessante mudar os pontos de vistas. Já adianto que começo a fazer isso apenas no terceiro livro e realmente amei escrever sob pontos de vistas de outras personagens. Além de quebrar a "rotina", ajuda o leitor a entender melhor Fulano e Ciclano. É realmente bem interessante.

5 - Criar nomes
Para alguns é uma parte dolorosa e angustiante, pra mim é super divertido! É claro que depende do meu humor, mas normalmente me divirto muito criando nomes. Como já disse anteriormente, gosto de atribuir um nome a um personagem por algum motivo, não ao acaso. O nome da minha protagonista, por exemplo, eu escolhi ao acaso, mas pesquisei seu significado mais tarde. Lara pode significar caseira, que gosta do lar e essa é uma característica essencial da personagem. Enfim, muitas vezes entro em sites com significados de nomes e vou pesquisando... Penso em um nome e procuro: combina? Ou não fica legal? Procuro outro. E assim vai.


O QUE ME DESANIMA


1 - Descrições
Em primeiríssimo lugar, descrições me desanimam. Sei que são uma parte fundamental da escrita e sem elas nossos personagens flutuariam no ar sem cor ou cheiro, no entanto, elas sempre me fazem parar de digitar e suspirar - e não entendam esse suspiro como algo bom. Nessa parte eu sempre preciso parar e ponderar como é o meu cenário, que roupas eles estão usando e o que isso influencia em tudo. Sem contar que preciso pesquisar muitas imagens e encará-las por vários minutos até acreditar que vou conseguir descrever decentemente.

2 - O Desconhecido
Não é nenhuma surpresa que o fator que me desanima e MUITO é o fator desconhecido. A questão é: como vou escrever sobre Curitiba (exemplo aleatório) se nunca estive lá ou sequer conheço parte da cidade? E, para ser bem sincera, meu livro tem muito disso. Sei que você deve estar pensando: "ela dá uma dica dizendo para não se arriscar demais, mas acaba se arriscando!". Bom, não é fácil, é preciso muita pesquisa e paciência, mas no fim vale a pena. O que não posso negar é que realmente me desanima. E é nessas horas que uso uma de minhas dicas - infalíveis - apresentada em posts anteriores: "pulo" essa parte e continuo a escrever. Ao fim da história, volto a me preocupar com isso e acrescento detalhes.


Esses foram os pontos que pude lembrar. Espero que logo os medos e desânimos sumam quando meus dedos se posicionam sobre o teclado. Felizmente, tenho mais motivos para me animar do que para desanimar ao decorrer do processo! Que bom, né? :-D

E quanto a vocês, leitores? O que faz você se animar (ou desanimar) na hora de escrever? Aguardo suas respostas!
Abraços,
L. L. Alves

38 comentários:

  1. Olha o que me anima a escrever no caso um post no blog é como se desenrola na minha cabeça ai tenho algumas idéias. O que me desanima é o dever de ter que postar alguma coisas pois faz muito tempo q nao escrevo nada no blog. então mesmo assim eu não escrevo nada e espero vir uma idéia legal. Eu não gosto de fazer nada por obrigação rs.

    Bjooos
    http://livroseuquerolersempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm, que interessante!!

      Ah entendo, Irinia! Também sou assim. É complicado quando precisamos criar algo e a criatividade não ajuda né?

      Beijos! =DD

      Excluir
  2. O que me desanima é montar todas as coisas que deixo espalhadas! Normalmente vou anotando tudo o que vem na cabeça, partes de uma história já definida, mas é uma bagunça total! Nem eu entendo as vezes!..rs
    Mas são esses momentos de euforia que me animam e acabo fazendo essa confusão toda!..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, tem isso também! É complicada essa parte, normalmente eu me estresso bastante também! hahaha

      Mas tenha calma, tome um cafézinho ou um chá e deixe a mente relaxada. Quando tudo se encaixar você vai ser como a sensação vai ser ótima!

      Beijos!

      Excluir
  3. Ei Lu, lembra daqueles papéis de parede de animes? O que você acha de eu fazer um post com wallpapers de garotos de animes (só que sem os livros :P)?
    Ah! Também esqueci de dizer, uma coisa que me anima é imaginar o livro pronto *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Eu comentei lá no post! Eu achei a ideia ótima!! *-*

      Ah sim. Imaginar tudo pronto sem dúvida dá uma animação grande!

      Excluir
    2. Eu tava aqui na expectativa pra ver se meu comentário tinha sido enviado e só enviou um T-T É que a net caiu quando eu tava digitando e nem vi --'
      Eu tava falando (antes da net cair) que adoro escrever cenas de ações! Dá até vontade de sair pulando o livro todo pra chegar nas partes legais! Também odeio descrições, só sei falar o básico do personagem (olho, cabelo, pele), até desanima quando aparece um personagem novo :/

      Excluir
    3. hahahaa que triste!

      Sim sim sim *-*
      Também sou assim! Eu temia descrever um novo personagem, ou mesmo criar, mas tive que começar a me acostumar! Apesar de às vezes acabar me confundindo x.x

      Desenvolver uma ação é a parte mais emocionante!

      Excluir
  4. Esqueceu de falar uma coisa que te desanima e que eu sei que desanima muito: correções e correções!

    Mas talvez seja pelo primeiro motivo que você colocou que eu nunca consegui terminar nada que criava, eu só queria escrever as partes emocionantes e com mais ação. Só pensava no final e dai não queria fazer o início '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah sim! Bem lembrado! Realmente desanima, mas se o livro está meio que pronto, o desânimo fica mais em relação as revisões finais :P

      Tem que passar dessa etapa então! ;DD

      Excluir
  5. Como tudo na minha vida, eu gosto de começar o livro e terminá-lo, mas me arrasto quando estou pela metade... Kkkkk... Qto ao texto em si, não tem nada que me desanime, nem as descrições, mas eu gosto mais de escrever as passagens dos meus personagens menores, porque invento muito em cima deles. Gosto demais dos personagens menos importantes porque eles me dão liberdade maior.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, tem isso também!
      Poxa, que legal!! Deve ser bom não ter aspectos que te desanimem no caminho =D

      Fiz muito disso a partir do terceiro livro da saga ;D

      Beijos

      Excluir
  6. Vish por onde começar?! Eu adoro escrever tenho ideias muito legais. O que me desanima é não conseguir por elas do jeito que imagino. Entao acho que não gosto de descrição também. Não conseguir escrever pra pessoa conseguir ver o mesmo que eu vejo me deixa irritada! kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que passar dessa fase, Kalisa! Lembre-se que nem todo mundo vai ver o personagem da mesma forma que você, então não tem do que se preocupar!

      Comece a praticar! Você vai ver que vai começar a achar que "está no caminho" certo aos poucos =DD

      Excluir
  7. Poxa Lu que post legal!
    Estou começando a me aventurar de escritora. O que mas me deixa desanimada é pensar em uma coisa super legal e na hora de escrever não sai do jeito que eu queria. Se eu te contasse a estória toda, ia fluir super bem, mas na hora de passar para o papel e que são elas.
    Beijinhos!


    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! =DD

      Aaah, conheço bem esse sentimento! Tem que começar a praticar que passa! ;D

      Beijos

      Excluir
  8. ADOREI O POST
    Sério, eu amo fazer descrições, principalmente de lugares.
    Adoro também escrever finais, o suspiro de quando você termina de escrever um livro não tem preço.
    Acho que o que mais me desanima são os diálogos (meus diálogos são pobres =\) e os nomes de personagens. meu personagem principal (do livro que to escrevendo atualmente) nem tem nome, simplesmente escrevo X quando falo dele, é triste, mas queria um nome simples e ao mesmo tempo forte e que eu não conheça ninguem com esse nome, tá sendo dificil mas daqui pra lá encontro
    ^^

    Enfim, até mais. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bruno!!
      Nossa que coisa! Eu detesto! hehe

      Poxa, dai realmente fica ruim, sem ter o nome do personagem principal. Mas logo logo aparece!! Boa sorte =D

      Beijos

      Excluir
  9. Coomo meu texto é acadêmico, tenho algumas coisas um pouco diferentes... Me animo muito para escrever as descrições, porque é quando eu posso falar do que eu realmente vivi/fiz junto com outras pessoas. Já as explicações em terceira pessoa são mais difíceis, pois preciso sintetizar o que inúmeros outros autores disseram... A parte que eu mais gosto é quando termino um trabalho e escrevo os agradecimentos, sensação de dever cumprido compartilhado com todos os que me ajudaram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro!! Tenho uma ideia do que é isso Marcia, realmente é muito complicado sintetizar o que os autores falaram. Acho super difícil!

      Aaah sim! Essa parte, sem dúvida, é muito gratificante! =D

      Excluir
  10. Olá Luene :D
    Bem, creio que na hora de escrever o que mais me anima é criar os personagens. Pensar na história deles, como será a vida de cada um *---* É empolgante. A parte dos nomes é meio que um desafio para mim, mas também acho legal :D
    Já o que me desanima um pouco é ter que organizar tudo depois, porque eu começo escrevendo tudo solto, ai depois pra juntar todas as partes... XD Mas estou tentando melhorar isso ^^

    Beijinhos ^-^
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmmm. Claro, também é bem interessante!
      Então, boa sorte!! \\\o

      Beijos!

      Excluir
  11. Olá eu gosto das descrições, creio que achar nomes deve ser chato somos o contrario né rsrs

    As partes de ação são ótimas e é o que mais me atrai nos livros, eu também não escrevo muito geralmente só leio, então fica difícil falar o que me anima hehe

    bjos e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sério?!

      Ah entendi!! Mesmo assim, ser blogueira também é escrever ;D
      Beijos

      Excluir
  12. Ashuashuasha temos muito em comum então rsrsrs

    tem um selinho p vc lá no meu blog

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. É verdade, mas eu acho muito difícil escrever um livro tem que reunir todas as ideias e minha mente é confusa, quem sabe um dia eu me anime e comece a escrever minhas irmas vivem falando para eu fazer um livro por que elas gostam da minha escrita, mas irmas geralmente gostam de tudo que fazemos rsrsrs

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, no começo é bem trabalhoso mesmo. Mas depois que vc passa essa fase fica mais fácil!

      hehe Sim, tenta sim! É muito bom! :DD

      beijos

      Excluir
  14. Tenho o projeto de um livro em andamento, e a maior dificuldade que encontro é na hora de pesquisar conteúdo e dele aproveitar o que poderá ser usado na história.
    Como estou criando um mundo totalmente novo, precisei pesquisar sobre mitologia, geografia, seres elementais, alta magia, astronomia, astrologia, enfim, e nem sempre existe no google o que procuro, tenho que esmiuçar a internet inteirinha e nem assim encontro o que quero, ai o jeito é partir para bibliotecas e pesquisar nos livros, mas e tempo pra isso, cadê? rsrs
    Acho que se eu for lançar esse livro um dia será como Tolkien fez, vou demorar no mínimo uns 30 anos pesquisando e desenvolvendo um mundo único. Só assim para eu conseguir colocar toda a minha ideia em prática. rsrs

    Beijos Lu, adorei o post. ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que interessante, Eni!! Deve dar mais trabalho ainda que o meu!
      Achei super bacana!! Criar um mundo novo deve ser incrível! Também penso nisso, mas não quero me aventurar tanto ainda! Vou aos poucos, e um dia chego lá.

      Boa sorte pra vc então e muita inspiração! =DD

      Obrigada! *-*
      Beijos

      Excluir
  15. ah eu amo escrever descrições viu
    e cenas com muitos detalhes e romance ui ui suahuashashus
    estou falando disso em relaçao a livros, quem sabe eu escreva um viu

    ah amei seu blog, estou seguindo.
    se quiser olhar o meu será um prazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romance também é legal!! Esqueci de comentar!! *_*

      Aah quem sabe né! Obrigada pelo comentário, Alice.

      Vou dar uma olhada no seu também. beijos

      Excluir
  16. Oi Lu!
    Tem um selinho para você lá no blog..
    http://loucuradelivros.blogspot.com.br/2012/08/selinho-3.html
    Beijinhos!


    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá! Tudo bem, Lu?

    Conheci seu blog poucos dias atrás pelo Skoob, mas toda vez que dou uma passada aqui leio várias postagens, as quais, aliás, sempre têm dicas maravilhosas e são sempre interessantes.

    Ah, e com certeza eu estarei à procura do seu livro, hein! Já estou aqui na torcida por você pra que tudo dê certo.

    Um abraço,
    Ana Vitória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Vitória! Tudo sim e você?

      Fico muito feliz que você goste das minhas postagens! Espero poder ajudar os aspirantes a escritores como eu =D

      Muito obrigada mesmo!! Agradeço de coração pelo apoio! Assim que tiver novidades do livro falo por aqui!

      Abração!

      Excluir
  18. Oi Luene! Ótimo post!
    Quando estou escrevendo não sei definir o que gosto ou o que não gosto... Tem dias que adoro descrever, outros que gosto de escrever cenas de ação... Dias que não suporto ação, só quero diálogos... Ou seja, vai do meu estado de espírito do dia!! Rsrs... Acho que quando o leitor vê, pensa: "mas quantos autores escreveram esse livro?"... A parte mais chata, independente do estado de espírito, é a revisão! Odeio revisar, e ah, de pesquisar tbm! Minhas histórias não são ricas de detalhes, por isso opto em inventar lugares, estilos, etc... É td fictício! Rsrs...
    Preciso conversar mais com você!
    Até mais! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, José Igor!
      Ah, entendo isso! Também sou assim. Mas normalmente me animo mais com cenas de ação e diálogos =)

      Tenho que concordar: revisar é chatoooo! (mas super necessário!)

      Poxa, que legal! Fiquei curiosa =D
      Sim, é sempre bom conhecer novos escritores! Vamos manter contato ^^

      Excluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!

Lembrando que:
1. todo comentário é moderado;
2. evite usar palavras de baixo calão, frases ofensivas ou preconceituosas, e principalmente conteúdo que não tenha relação com o blog e o mundo dos livros;
3. respondo todos os comentários.

Estou ansiosa para ouvir o que você tem a dizer!