Translate

sábado, 27 de abril de 2013

Uma garota. Um sonho. Um livro. Uma saga.

Imagine-se daqui dez anos... O que você espera? Quais seus planos e sonhos? O que você faria para que tudo desse certo?
Agora lembre-se de como você era dez anos atrás... Você fez tudo que prometeu? Alcançou metas que traçou? Lutou até o último instante por aquilo que desejava?
Bom, agora... Pense que tudo deu certo. Ou ao menos que alguma coisa saiu como desejado... Como você se sente? O que você fala, pensa, faz? Você grita, chora, pula?

Eu não sei, prodígios. Não sei como agir ou pensar  nesse momento. É surreal, como se eu não fosse Luene Langhammer Alves, a criança-adulta que brinca com as palavras e desejou por tanto tempo que as palavras fizessem sentido para alguns, ou que iluminasse a mente de outros.
É estranho, não é? Pessoas que gostam de escrever, que criam universos inteiros dentro da mente, personagens complexos e interessantes... Que conversam sobre a Lara ou a Irene, como se eles fossem reais, como se eles estivessem por aí, em algum lugar, contando suas histórias para serem eternizados por nós.

Escritor é um bicho engraçado. Um ser que entende milhões, mas não compreende a si mesmo muitas vezes. Uma entidade que é capaz de resolver enigmas, mas não consegue decidir entre um tipo de chá...
Mesmo assim... O escritor não hesita, não desiste, não se perde... Ou talvez, por um singelo momento, ele se perde, apenas para se encontrar mais tarde, ainda mais forte, mais sábio e mais lutador.

Hoje eu posso dizer que faço parte desse mundo estranho e inusitado. Hoje posso afirmar que sou uma... Qual mesma a palavra? Ah! Ela está na ponta da língua!

Sou uma...

Uma...

Escritora...

Engraçado, não?

Há pouco menos de dez anos eu sonhava, brincava com minhas vontades e medos... Corria das tristezas e abraçava as alegrias. Há menos de dez anos eu olhava para meus pais, meus doces e queridos pais, e me perguntava: "Será? Será que vai dar certo? Será que vou conseguir?"

Mas nunca desisti. Nunca foi fácil. Nunca será fácil. Não digo que por ser difícil seja mais emocionante, mas faz tudo valer mais a pena.

Em pensar que aos treze anos de idade eu escrevia meu primeiro romance... Eu fazia calos nas mãos, rabiscava folhas e mais folhas, usava palavras que tinha acabado de aprender ao ler um livro novo. Em pensar que consegui terminar o dito-cujo e de como tinha orgulho dele!! Em pensar que escrevi outro romance e em seguida outro, sempre tentando me superar, sempre tentando mostrar para mim mesma: "Ora, Luene! Você consegue! Você pode!".

Em pensar que hoje dou orgulho a todas as pessoas que acreditaram e ainda acreditam em mim. A todas essas maravilhosas pessoas que me apoiam, sem soltar minha mão por um minuto sequer... Em pensar... Em pensar.... Em pens...

Não consigo mais pensar. Meus olhos dizem por mim, meus dedos dizem por mim, minha alma diz por mim:

"Você conseguiu."

Esse não é meu destino, apenas o ponto de partida. Trilharei muitos caminhos, percorrei muitas milhas, dilacerarei meus pés nos espinhos... Mas não vou desistir. Não vou. Simplesmente não vou.

Lembram como comecei? Com uma ideia maluca... Maluca mesmo. Uma ideia que tive ao sonhar. Um único sonho. Um sonho confuso e sem sentido algum. E como continuei? Pensando, criando, modelando. E o que fiz? Continuei. E o que fiz a seguir? Corri atrás.

Depois de quase três anos meu sonho se torna realidade. TRÊS MARAVILHOSOS ANOS! Em 2010. Em 2010... Dá pra acreditar?, pergunto a vocês. Depois de quase três anos nós temos a minha primeira saga. Depois de tantos meses temos Instituição para Jovens Prodígios. Quatro livros. Uma história. Uma garota.



escrever, escrever, escrever, escrever. escrever, revisar, revisar, cortar, mudar, adicionar, alterar, chorar, desesperar, revisar, revisar, revisar, enviar, registrar, falar, aceitar, chorar, gritar, criar, divulgar, divulgar, divulgar, mandar, mandar, mandar, receber, receber, chorar, chorar...
receber, pular, angustiar, determinar, esperar, esperar, brigar, brigar, mudar, mudar,revisar, revisar, aceitar, aceitar, chorar... Publicar... Lançar...


Muitas decisões foram tomadas, muitos desejos tiveram de ser deixados de lado, apenas esperando outro momento, outra oportunidade. Sei que muita coisa poderia ser diferente (ou não?). Poderia ser melhor (ou não?).

Não sei realmente o que pensar, prodígios. Foram meses de loucura e ansiedade. Semanas de incertezas e angústias. Dias de choros e explosões de júbilo. Segundos de... um Nada mais profundo que qualquer Tudo.

Nunca esquecerei o momento em que vi meu livro, meu pequeno filho, no site, disponível, lançado, oficialmente publicado. Eu simplesmente... Não entendi. Não compreendi como aquilo podia ser verdade. Ar saiu dos meus pulmões e minhas mãos tremeram. Era verdade? Aquela era eu? L. L. Alves? Poderia ser realmente eu, a criança-adulta que ainda sonha com dias melhores? Aquele era o meu livro? O livro que escrevi com tanto amor e com tanto afinco? O livro que finalmente criou asas e voou?

Vocês acreditam? Não tenho certeza se ainda acredito. Talvez "a ficha" nunca caia. Talvez eu apenas acorde desse sonho maravilhoso daqui alguns anos e então perceba que...

Aquela garota, com aquele sonho "impossível", escreveu um livro e perpetuou uma saga... Que ela trouxe à vida a história de Lara Müller e de outros incontáveis e inesperados jovens prodígios. E que, depois de tanta luta, ela finalmente conseguiu - mesmo que por um único e brilhante momento, inspirar multidões como um dia ela foi inspirada...


Abraços,
L. L. Alves

11 comentários:

  1. Sabe quando você está lendo um livro, e sua respiração para por alguns segundos, e seu coração parece não bater, tudo isso, por uma cena emocionante que os segue. Foi assim que me senti. Não conseguia respirar e meu coração não batia, enquanto lia este texto. Luene, você serve de inspiração para todos aqueles que sonham em ser escritor. Parabéns, você merece tudo isso, e muito mais!

    ResponderExcluir
  2. Fico muito contente com a publicação e só posso desejar boa sorte - além de um dia poder encontrar IPJP pelas livrarias! Espero que você avance mais e mais e torne-se uma autora bem sucedida no mercado editorial atual - que não está nem um pouco vazio!

    Abraço!
    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É realmente emocionante quando vemos nosso livro publicado... Cada etapa na criação de um livro traz consigo sentimentos diferentes, emoões distintas... Você se tornou escritora quando terminou o primeiro livro, eu penso assim, agora você será parte da vida de outras pessoas, desconhecidos, e isso é algo marcante para qualquer carreira, qualquer vida. O que importa é o que deixamos para os outros, alguém já disse isso, é verdadeiro.

    :D

    ResponderExcluir
  4. Um relato emocionante da tua linda e vitoriosa trajetória como escritora! Realmente me tocou profundamente ter lido este post e ter podido acompanhar parte da tua história como escritora e como pessoa maravilhosa que você é! Parabéns, e que teu caminho possa ser sempre de muita luz e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Estou muito feliz por você mesmo, sempre torci muito desde que conheci a serie eu siga até o primeiro blog lembra? hehe, gostei do texto e acho o mundo da escrita muito louco mesmo mas prefiro apreciar daqui, parabéns novamente.

    Beijos e muito mas muito sucesso mesmo

    ResponderExcluir
  6. Ah vim aqui também pra falar algo legal, estou fazendo top comentarista de aniversario de 1 ano de blog então vou contar todos os posts pra prestigiar a todos que me acompanharam por tanto tempo e adivinha quem esta em primeiro lugar? Isso mesmo você legal né foi uma das primeiras a sempre acompanhar meu blog, obrigada de coração e continue visitando vai que você leve o primeiro lugar né hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Ai, que bom!!
    Parabéns!!!!
    Desejo pra ti todo o sucesso que merece :D
    Abraço.
    @moniqueQuimbely
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Que lindo Luene! ^^
    Emocionei lendo suas palavras! Como é bom conquistar algo depois de muita luta. Meus mais sinceros parabéns. Não só por ter vencido as dificuldades do mercado editorial brasileiro, não dado ouvido aqueles que achavam que a sua ideia era loucura, mas sobretudo, por ter vencido você mesma! Mesmo achando muito do que eu escrevo bom (na maioria das vezes acho ruim... pode melhorar bastante), as vezes olho para aquelas 30 páginas de um conto escrito e me pergunto: porque eu fiz isso? Ninguém vai se interessar por essa porcaria...
    Se nessa hora eu desistir, aí acaba a esperança.

    Parabéns por nunca ter desistido! Você enfrentou as dificuldades e venceu! Ainda virão outros livros e outras batalhas para publicá-los, mas vitórias são sempre importantes e nos ajudam a continuar!!

    Muito sucesso pra você!!
    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Parabéns!
    Acredito realmente que seja impossível descrever a sua felicidade neste momento. Mas com certeza você merece! Já li outros textos teus falando sobre a dificuldade em lançar um livro e depois de saber que ele foi publicado... Nossa! Já sabia disso antes, mas agora tenho certeza, você é uma grande fonte de inspiração para quem um dia também deseja se tornar um(a) escritor(a)!
    Ah, o texto acima está simplesmente incrível.

    PS.: Desculpa o meu sumiço/demora em aparecer por aqui.
    PS².: Não sei se terá tempo agora, mas de qualquer forma, te indiquei para uma Tag lá no Blog. Segue o link: http://leitoraassidua.blogspot.com.br/2013/06/tag-liebster-award.html
    Bjoos

    ResponderExcluir
  10. L L Alves! Estou mto mto arrependida de ter lido seus livros! Hahaha acontece que sou mto anciosa, leitora impulsiva, encontrei-os por acaso na Amazon e li os dois, em dois dias! Agora estou morrendo pelos próximos e não encontrei previsões de lançamentos! Você sabe quando os lançará? Parabéns pelas narrativas envolventes e tudo de bom na sua carreira! RCR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raissa! Não fique! hahaha Então, lancei A Traição em setembro desse ano. O terceiro, caso você ainda não tenha visto, se chamará "A Revelação" e por enquanto não tem previsão de lançamento. Posso apenas afirmar que ele sairá em 2015, mas não defini a data porque ainda preciso trabalhar melhor dele e dar um tempinho para o pessoal conhecer os outros dois.

      Fico muito feliz por você tem gostado da história! É muito bom ler isso ^^ E fique tranquila que em A Revelação tudo será explicado... rsrs Acompanhe as novidades no Facebook, meu perfil pessoal é: Luene Langhammer Alves

      Muito obrigada pelo carinho, flor! <3 Beijão

      Excluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!

Lembrando que:
1. todo comentário é moderado;
2. evite usar palavras de baixo calão, frases ofensivas ou preconceituosas, e principalmente conteúdo que não tenha relação com o blog e o mundo dos livros;
3. respondo todos os comentários.

Estou ansiosa para ouvir o que você tem a dizer!