Translate

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Por que comprar livros? [desabafo]

Olá, prodígios! Como estão? Preparando as leituras para as férias?
Bom, como viram no título deste post escrevo-lhes para desabafar acerca de um assunto que muito que incomoda... Vamos lá!

Não há coisa mais decepcionante do que chegarem em você e reclamarem: "Mas você só compra livros! Não faz mais nada da vida, é?!?!".


Experiência própria, porque isso já aconteceu comigo. "Por que você compra livros? Acha que a vida é só isso? Mal sabe se vestir e fica comprando livros!" (e falaram mais algumas ofensas que não é necessário retratar aqui).
Simplesmente fico irritada por tirarem conclusões de algo que só tem relação a minha vida privada. Julgar sem estar na minha pele, sabem?

Bom, há vários motivos do porquê eu comprar livros frequentemente. E hoje peço a vocês que tenham paciência e ouçam essa escritora com problemas... Sei que alguns vão se identificar.

--
Em primeiro lugar, eu compro livros porque sou uma escritora. Querendo ou não, mesmo que pareça que estou sendo prepotente, eu sou. E ponto. Ponto Final. Essa é, e vai ser, minha profissão. Não há nada nesse mundo que me agrade tanto quanto escrever. Não há nada que me deixe mais feliz, extasiada ou completa do que criar cenários, histórias e personagens... E como, pelamordeDeus, eu vou escrever bem se eu não ler? E, consequentemente, comprar livros? Não sei porque as pessoas acreditam que escritores são sábios por si só. Precisamos de apoio - precisamos estar em constante movimento e aprendizado. Sempre lendo e aprendendo um pouco mais...

Em segundo lugar, porque eu quero. Uma resposta simples e sincera. "Vamos deixar de hipocrisia!". Eu compro livros porque gosto da sensação de tê-los. Conheço muito bem a ideia de que "não levamos nada conosco dessa vida" e sei que bens materiais não se igualam a bens espirituais... No entanto, o ser humano precisa de algo em que se apoiar. Alguns escolhem outros objetos... Outras crenças... Well... Eu escolhi livros. Eu me privo todo o santo dia de outros bens para comprar livros. Eu me privo de sair para a balada - e nem gosto, para ser bem sincera - me privo de comprar aquela blusa que até achei bonitinha, mas... err... É cara demais...

É ai que chegamos ao terceiro ponto: comprar livros sai em conta. Antigamente, há alguns anos atrás mesmo, livros eram mais difíceis de comprar e, consequentemente, caríssimos. Lembro que paguei em uma edição de Harry Potter mais de R$50,00. Mas, geeeeente... Submarino?? Saraiva?? Ponto Frio?? Estante Virtual?? Há tantas - taaaaaaaantas - lojas virtuais com promoções maravilhosas. A procura por livros parece ter aumentado (não li nenhuma matéria sobre o assunto, posso estar enganada) e sempre encontramos promoções... 5 livros por 29,90... 6 livros por 49,90... E por ai vai!

Como disse acima, comprar livros não sai tão caro... em relação ao que? Para vocês terem uma ideia, prodígios, fiz uma compra recentemente que não passou de R$150,00. Consegui comprar 6 livros (dois de promoções, três para amigos ocultos que eu estava participando e um pra mim :P). Agora vamos aquela loja de roupas. A mais simples e barata... Eu não saio de lá (com a mesma quantidade de dinheiro) com mais de 3 blusas. Ou 2 calças. Ou mesmo 1 vestido! Não que eu nunca compre roupas - até seria impossível - mas uso as minhas até seus últimos suspiros e então lá vou eu fazer uma compra de mais de R$500,00 para parcelar em milhões de vezes e com zilhões de juros... (sou uma pessoa tecnicamente "fofa", então não é qualquer roupa que serve...)

É por isso que chegamos ao quarto ponto: eu não compro mais nada!! Preciso ser sincera com vocês: eu não sou rica (que surpresa! hahahaha). Não sou neeem perto de alguém com uma condição social elevada. Não moro com meus pais vai fazer 3 anos... 3 anos em que EU pago minhas próprias contas: aluguel, água/energia, internet (quando conseguimos colocar), comida, prestações, passe escolar.... Não é fácil. Nem um pouco! Tive - e ainda tenho - uma grande ajuda da minha irmã e do meu namorado. Juntos, aos trancos e barrancos, vamos vivendo... Meus olhos se enchem de lágrimas quando lembro dos primeiros momentos vivendo sozinha. Foi complicado...
É claro que quando meus pais podem eles ajudam, sim. Mas é o que eu disse: nunca foi fácil pra gente e ainda não é. Desde pequenininha eu soube que não podia exigir demais deles. Que por mais que eu quisesse aquele brinquedo que todos meus colegas tinham, ou aquela roupa bonita, não podíamos comprar. Sempre nos privávamos de algo... (meus pais muito mais, é óbvio). É por isso que tenho mania de economizar o máximo. Não compro bolsas, esmaltes, sandálias, sapatilhas, blusas, vestidos, saias, brincos, colares, perfumes caros, batons (ou seja, tudo aquilo que classificaria uma mulher como "feminina")... Compro o mínimo sempre - o suficiente para viver. E é isso que ninguém entende...
[triste saber que falam de mim - das minhas roupas - sem saber minha história... se estivessem na minha pele saberiam que aquela blusa feia ou velha é minha única opção.]



Em quinto lugar, como não comprar livros se eles nos trazem tanto conhecimento, ensinamentos e lições? A cada novo livro lido, a cada nova página descoberta, aprendo algo que nunca imaginei aprender... É simplesmente mágico. Não importa se é fantasia, terror ou suspense... Cada livro é digno por si só.

E se tudo o que eu disse até agora não for o suficiente fiquem com um último "porquê":

PORQUE LER É MARAVILHOSO!

Todas as preocupações se esvaecem... Todos os medos e incertezas deixam de existir ao abrir um novo livro. Deixo de ser essa escritora problemática para ser uma Callie... Ou Katniss... Ou mesmo uma Kelsey. Sempre que estou triste ou angustiada eu leio. E, meu Deus, funciona! Volto a sorrir e lembrar que minha vida é maravilhosa, apesar de tantos 'poréms'...

Enfim, prodígios... Tenho muito o que agradecer pelas minhas aquisições. Parece um grande drama - e foi, acreditem!!! Hoje estou muito melhor, muito realizada... E sabem o que mais?? Continuarei comprando meus livros!!!!!!

Estou satisfeita, pagando minha contas (detalhe: não devo nada a ninguém ;D) e aprendendo cada vez mais. Espero que tenham gostado e que possam se identificar, mesmo que um pouco, com essa história de vida :)

Agora respondam: por que vocês compram livros?

Abraços,
L. L. Alves

38 comentários:

  1. Adorei o post. Me emocionei mesmo.

    Eu compro livros por prazer. É tão bom saber que há vários mundos disponíveis ali, a um passo, na sua estante. Saber que quando você está cansado do seu mundo, existe Hogwarts, o Olimpo, Nárnia ou até Panem e Idris. Já que o nosso mundo está essa merda, os livros ajudam a esquecer e além de tudo aumentam sua cognição, seu vocabulário e sua imaginação.

    Pra mim, livros são tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Leonardo! ^^
      Sim, exatamente! São tantas possibilidades... Bom saber que não sou a única que pensa assim. Ler livros é entrar em outra dimensão e ser outra pessoa... Não há nada mais incrível! *_*

      Pra mim também! <3

      Excluir
  2. A maioria das pessoas gasta fortunas em algo que tem pouca serventia: refeições fora de casa. Comida vai tudo embora depois mesmo... rs. Livros ficam na estante, podem ser emprestados, etc...

    :D

    ResponderExcluir
  3. Continue comprando livros Lu!
    Eles fazem parte do seu mundo, da sua personalidade, do seu jeito fofo de ser *-*
    Sei muito bem o que vc já passou, é difícil mas o negocio é não deixar a peteca cair ou melhor ou livros cairem! hahahaha
    Continue lendo, escrevendo e se dedicando ao que você mais ama!
    Você é a pessoa mais fofa que conheci esse ano!
    Te adoro viu Lu! E é de coração <3
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fofa!!! *___*
      hahahahahha
      Nunca. Deixar os livros caírem é que não posso! hehe

      Aaaaaaah *-*
      Você também é a garota mais legal que tive o prazer de conhecer! Obrigada por ser minha amiga <3
      Também adoro você!! Beijos

      Excluir
  4. Oi, Lu.
    Liga não. Eu sempre digo "Livro é vida." hahaha
    Eu compro mesmo, compro o tempo todo, e tenho consciência que eu gasto a maior parte do meu dinheiro em livros. Mas, e daí? É algo que eu gosto, me faz feliz, então eu vou parar por quê?
    Compre, compre tudo e aproveite todas as promoções.
    Vou a falência comprando livros, mas vou feliz hahaha
    Beijinhos
    http:/fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah verdade, Kezia! Faz um bem pra gente né?!
      hahahahaha Eu também! Vamos continuar sendo felizes e com muita cultura :D
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  5. Eu estava pensando nisso quase a semana toda. Cada pessoa tem com o que gastar, ainda perguntando a um monte de conhecidos: "se você ganhasse mil reais agora, com o que você gastaria?" Pensei que ia encontrar um monte de gente falando que ia gastar com coisas realmente uteis, mas a maioria respondeu coisas bobas, tipo, em comida, em roupas, em filmes, em um jogo online (dá pra acreditar?), no salão. Aí que eu pensei que cada um gasta dinheiro com o que gosta, eu também gosto de comprar livros, eu poderia muito bem ler o livro de graça, pegando na biblioteca ou lendo no computador, mas eu gosto de ter o livro aqui, gosto de comprar o livro. E sabe de uma coisa? É muito bom você ler um livro que nunca ouviu falar, e só comprou por causa de um preço barato (kkk)
    Acho que se uma pessoa não fica completamente endividada por causa disso, não faz mal nenhum comprar mais livros que qualquer outra coisa. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda a razão, Marina! "Cada um gasta dinheiro com o que gosta". Mas porque as pessoas não tentam entender nosso lado? Poxa, é isso que me indigna sabe?

      Exato! Eu também concordo xD

      Excluir
  6. Oi :D

    Meu deus me emocionei com um pouquinho da sua história também não sou rico nem nada , mais graças a Deus eu consigo comprar meus livrinhos lindos :) e tenho uma coisa para te dizer compreeeeeee cada vez mais e chute e ignore comentários ruins . Eu passo por isso sempre mais não estou nem aí beijos .

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!
      É complicado, né? A gente quase não tem nada, mas usamos nosso dinheiro com algo tão legal que são os livros... O problema é que não entendem :/

      Siiiim, farei sim! Saber que muitas pessoas passam o mesmo que eu me deixa mais confiante! Obrigada pelo comentário ^^

      Beeeijos

      Excluir
  7. Tô com preguiça de respirar, mas vou tentar comentar oq eu penso hahaha
    Eu sou do tipo q paga 50 reais num livro sem pensar e acha uma calça de 50 cara.
    Gente q julga vc pelas roupas, sério, nem merece atenção.
    Enfim, livros = vida. O resto q se dane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Esse final de ano tá tenso né!
      Eu também, Pri!

      hahahaha Adorei sua filosofia de vida. É triste mesmo ver que as pessoas AINDA julgam umas as outras através das roupas.

      que bom que somos diferentes =)

      Excluir
  8. Adorei seu desabafo e sei bem como se sente. Minha mãe não liga muito de eu comprar tantos livros, às vezes ela me pede pra maneirar, mas em geral acha um vício saudável.
    Já meu pai só reclama que eu só penso em comprar livros e tal, enquanto a outra filha dele só se preocupa em comprar roupas e maquiagens. Me sinto muito mal por isso. É muito triste quando ninguém entende uma coisa que você gosta, né? Eles não entendem a sensação de ter um livros nas mãos, conhecendo novos lugares e novas histórias a cada página, e nunca vão entender. Mas eu graças a Deus sei como é isso e tenho dó de quem nunca passou por essa experiência, então apesar de ficar muito chateada, eu tento deixar isso de lado, pois sei que é algo que me faz muito bem.
    Beijos.
    http://vidadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Stéph! Um "vício" saudável, se usado com moderação.

      Sim, muito complicado! Se ainda fosse alguma coisa que fizesse mal né? Mas, POXA, são livros!

      Somos pessoas abençoadas, por assim dizer. Abençoadas por conhecermos o poder dos livros. Eles transformam as pessoas. Ai, ai... Amo ler e comprar livros!

      beijos e obrigada pela visita :D

      Excluir
  9. ah cara eu acho horrivel pq todo mundo se mete na vida das pessoas que compram mais livros que outras coisas.
    minnha mae tem essa manina feia, o pior: ela fala que incomoda ela ¬¬ mas se eu fosse uma puta (desuclpa o palavreado) ela nao ia se encomodar.
    eu compro livros por tantos motivos que nao consigo citar todos e nem enumerar xp
    mas mais ou menos como vc explicou na postagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah complicado demais MESMO! Pelo menos nós, bookaholics, nos entendemos né? ^^

      Há diversos outros motivos. Só decidi enumerá-los porque precisava desabafar... Que bom que você se identificou :D

      Beijos

      Excluir
  10. Me identifiquei, e muito!
    Nossa! É tão difícil responder a essa pergunta "por quê?". Realmente não sei, haha. Acho que se resume no último: "Porque ler é maravilhoso!".
    Ainda não consegui encontrar diversão melhor! =D

    Te indiquei para responder um meme!
    http://leitoraassidua.blogspot.com.br/2012/12/meme-lacos-de-incentivo-leitura.html

    Bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Jaine! :)
      Siiiim, livros nos fazem rir, chorar, zangar.. São tantas emoções impossíveis até mesmo de descrever...!

      Ok, vou dar uma olhada *_*
      Obrigada e beijos

      Excluir
  11. Aaah, mas lado escritor me disse para te dizer que você deve continuar comprando livros.... Hhauehauehua

    ResponderExcluir
  12. Eu não ligo quando as pessoas falam mal de mim porque eu leio. Ler é um dom que todos nós ganhamos de Deus e precisamos utilizar ele pra fazer algum bem. E eu estou fazendo o bem pra mim mesma, que quando estou lendo, estou aprendendo, tanto mentalmente como na escrita, vou aprimorando mais minhas habilidades. Pra cada canto que eu vou (escola, cursos, etc.) eu sou obrigada a levar livro, pois não consigo ficar sem ler. Quando chego na casa de alguma amiga, pergunto se ela ler e já vou pegando livros emprestados. Eu não só leio livros físicos como também leio livros em e-book, sim, também ganhei o dom em ler livros em e-books, rs. Adorei o post e me indentifiquei muito, não ligue para o que as pessoas falam a respeito do nosso dom de ler e de comprar, pois a gente que tá fazendo o mesmo e ninguém tem nada a ver com a nossa vida. Beijos,
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, adorei seu comentário e concordo 100%!

      Obrigada, flor, fico feliz que tenha gostado e se identificado! Vamos continuar comprando e lendo *__*

      Beijos

      Excluir
  13. Lu, já ouvi muitas coisas desse tipo, (pior, da minha própria família), chegam a fazer cara feia ou fazer piadinhas... mas não ligo. Me identifiquei bastante com o que você disse.
    Ler é MARAVILHOSO!! Como as pessoas não entendem isso?!! Adoro quando estou no meu "momento de perda parcial de contato com a realidade", esqueço dos meus problemas e mergulho fundo no mundo em que me é apresentado em cada livro, em cada história. Deixo de comprar muitas coisas também pelos mesmos motivos que você, e assim vou vivendo. Uma coisa que eu aprendi foi ignorar, se você quiser ser feliz tem que aprender a ignorar muita coisa. E eu encontro na leitura um bem estar tão grande, me faz tão bem! É realmente um momento de felicidade pra mim. Então eu simplesmente ignoro esses tipos de comentários... rs
    Desculpa o desabafo também... rsrs

    Beijos e continue comprando livros!! *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo texto, Celle!! Ignorar é a chave mesmo, flor. Mas às vezes me deixa tão indignada esse tipo de atitude!!

      Sem problemas, fico hiper feliz em ler um comentário desses *-*

      Beijos e pode deixar que vou comprar!

      Excluir
  14. Morri de rir com seu texto. E concordo com tudo (exceto a parte de ser escritora, pq não tenho o dom pra coisa).
    Também sou tecnicamente fofa, então prefiro comprar livros, pois estes sempre terão a medida certa pra mim.
    Respondendo... compro livros pelo prazer de ver minha estante cheia, saber que a qualquer momento terei uma coleção de páginas me esperando pra ser devorada, por satisfação pessoal. E quando reclamam que eu gasto dinheiro com livros, mando logo um "vem cá, é você que paga as minhas contas?". A única pessoa que eu considero é o meu marido. rsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaha Adorei, Giulia! É bem isso mesmo!!!!

      Obrigada por ter passado por aqui ;D

      Excluir
  15. Oi Luene!
    Você simplesmente arrasou com essa postagem,tanto por sua boa escrita quanto pelo tema abordado.
    Eu sou do tipo que compra e sempre vai comprar livros,adoro tê-los na estante,poder tocá-los e sentir seu cheiro,parece loucura mais é assim que eu os vejo.Não me importo com o valor e muito menos o que me indagam a respeito,meu pai uma vez me perguntou porque comprar um livro se vou ler apenas uma vez...eu respondi com meu silêncio e um olhar de "você não vai entender nunca"...rsrsrs.
    Livros são mágicos e encantadores e eu os terei sempre.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Bruno! Fico contente que você tenha gostado tanto do post ^^

      Concordo totalmente com você! Livros são realmente mágicos e encantadores e só nós entendemos o poder que eles tem! Abraços

      Excluir
  16. Luene Alves emocionando o Brasil desde 2012.. ashahsuhaushuahs'
    Estou contigo ! E ja me falaram isso ja, mas consegui aliados ao mesmo tempo, tem gnt despertando o desejo de ler por causa dessa minha mania de ter uma biblioteca no meu quarto ahsuahsu'

    Abrç'z Parceira \õ
    tenerdificando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaha Nossa, que poder! XP

      Aaah eu também tenho essa mania e um dia vou realizá-la! hehe

      Abraços

      Excluir
  17. Com certeza porque ler é maravilhoso!!
    E porque sempre que alugo um livro fico com vontade de ter ele depois... mas aí comprar algo que eu já li... *complicado*... e os que eu ainda não li... ai..ai...

    Também não somos ricos aqui, mas minha vida é um tento tranquila porque ainda moro com meus pais e não pago nada... (eles vão ter que me expulsar de casa!! XD - meu pai bem que deve querer! Por isso a gnt estressa às vezes... minha mãe nem se importa. Como não tenho emprego, e sou solteira... ela nem esquenta... rsrs)

    Eu já passei por essa situação de gnt reclamando que eu só comprava livros, principalmente qndo recebia dinheiro de aniversário ou Natal... aí o que eu fiz?? No início tentei comprar umas roupas, maquiagem, mas depois desisti e comecei a guardar o dinheiro.... hoje posso comprar livros, mesmo sem ser Natal ou meu aniversário e nem preciso pedir dinheiro pra minha mãe!! ^^

    Continue comprando livros!
    Mesmo um livro não sendo muito bom, nunca me arrependi de tê-lo lido!!

    Beijussss;
    P.S.: Ahh... e quanto à vc ser tecnicamente "fofa" e por isso não encontrar roupas.. vc não está sozinha na dificuldade... pessoas muito magras e baixas.. (er.. como alguém que eu conheço..rsrs...).. tem muita dificuldade em comprar roupas fora da secção infantil... Nosso país tem uma coisa com o tal do padrão de corpo que é um nojo... Ninguém cabe nesses padrões...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que legal, Helaina! Você fez um ótimo negócio mesmo! Comprar livros é muito bom, principalmente se for com seu próprio dinheirinho (se bem que quando eu morava com meus pais era muito difícil receber livros, mas eles tentavam ^^)

      Exatamente!!! Ler é sempre bom e sempre aprendemos algo com um livro :)

      P.S.: aaah nem me fale, flor... ir para lojas de roupas é sempre uma depressão que não tem fim x.x

      Excluir
  18. Aaaaah Luene, vce também tem uma tag te esperando ahsuahsuh'
    http://tenerdificando.blogspot.com.br/2012/12/tag-natal-me-faz-lembrar.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah eu já vi. Muito obrigada, Caíque!

      Excluir
  19. Eu acredito que cada um gasta naquilo que gosta e ninguém tem que dizer que é melhor comprar roupas do que livros, como já escutei isso dá vontade de dizer o dinheiro é meu faço o que quiser com ele mas como sou tranquila só falo ler é maravilhoso e expande a mente hehe

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Taty!! Bora comprar mais livros hehe ^^

      Excluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!

Lembrando que:
1. todo comentário é moderado;
2. evite usar palavras de baixo calão, frases ofensivas ou preconceituosas, e principalmente conteúdo que não tenha relação com o blog e o mundo dos livros;
3. respondo todos os comentários.

Estou ansiosa para ouvir o que você tem a dizer!