Translate

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dica da semana: respire e... ESCREVA!

"Palavras - tão inocentes e impotentes elas são enquanto imóveis em um dicionário, quão poderosas para o bem e o mal elas se tornam nas mãos de quem sabe como combiná-las."
(Nathaniel Hawthorne)

Olá, prodígios! Como estão? Já escreveram hoje? ;D
Bom, como sempre estou incentivando a escrita a todos esses blogueiros/amigos talentosos que tem vontade de escrever, decidi dar algumas dicas e direcionamentos. São bem simples, já que muitas dicas já foram dadas aqui e explicadas passo-a-passo.

Bom, vamos começar pensando "por quê"? Ao ler esse post, pare e pense: "por que eu tenho vontade de escrever um livro?". Pondere. É porque você gosta de ler? Porque seus professores dizem que você escreve bem? Por que estórias se desenvolvem em sua mente? Porque você sente que precisa escrever? Ou todos ao mesmo tempo? (eu sou assim haha)
Se você quer simplesmente escrever, sem ter um motivo forte para isso, é provável que você não consiga concluir. Digo isso por experiência. Apenas depois de muito esforço pessoal consegui terminar meu primeiro livro. Não que eu não gostasse - porque eu me empolgava muito - mas eu simplesmente sentia que faltava alguma coisa...

Mesmo que você só queira satisfazer sua mente e alma, é importante ser forte. Começar é fácil - fácil fácil fácil. Mas terminar é que é complicado.

Amanhã eu faço...
Toda vez que você "deixa para amanhã" está perdendo tempo e provavelmente adiando para sempre o sonho de ter um livro/conto/poesia escrito. Como disse recentemente para uma amiga, você precisará colocar sua escrita como prioridade. Pelo menos prioridade em relação a algumas atividades de lazer: navegar na internet, ler, ver televisão... Não que você não possa deixar a tv ligada enquanto escreve (é até melhor pra mim), mas você precisará se focar no seu objetivo: escrever um capítulo, uma página, uma certa quantidade de palavras... Coloque metas e as ultrapasse! O sentimento de dever cumprido é maravilhoso.

Mimimi
Olha, não quero ser rude ou chata, mas uma dica ótima para que sua obra e ideias saiam da cabeça para o papel é: pare de reclamar. Você é BOM, escreve BEM e PODE. É necessário acreditar (vocês estão cansados de ler sobre isso né?) em si mesmo e meter a cara. Por isso deixe de falar "mas eu não sou tão bom", "acho que não vai ficar bom". É normal - completamente normal - se sentir inseguro (eu me sinto o tempo todo e logo passa :D), mas saiba que você está no nível que precisa estar. Para ser bem sincera, meu primeiro livro já escrito não se compara ao quarto da saga Instituição para Jovens Prodígios, de acordo com aqueles que já leram. Isso porque evolui ao decorrer do processo. O mesmo vai ser com você, pequeno escritor.

ESCREVA!
Depois de parar de resmungar, fechar o Facebook e saber porquê está escrevendo (escrever por prazer é uma das melhores coisas *_*), oras, escreva!!!!! Não deixe para depois! Comece hoje, agora mesmo, depois de ler esse post. Junte todas as dicas que você já leu aqui no blog e desenvolva estórias cativantes e envolventes.

Tenho certeza que são capazes =D

Para finalizar (se leram o post gigante até aqui haha), assistam esse vídeo que minha amiga Maria Carol me mandou falando sobre o processo de escrita. Quem fala é a escritora de Comer, Rezar e Amar. É muito interessante! Vale a pena conferir.

Link

Não se esqueçam de participar da super promoção de Natal do blog: duas chances de ganhar!

Abraços,
L. L. Alves

38 comentários:

  1. Keep calm and write on! E vamos produzir bem esta semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Espero conseguir, Marcia. Mas estágios e vida acadêmica não estão fáceis haha

      Beijos

      Excluir
  2. Oiii tem meme pra vc lá no blog...
    http://osamantesdaleitura.blogspot.com.br/2012/11/meme-laco-de-incentivo-leitura.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Se eu quero escrever? Sim! A frase do início é muito boa; o poder de misturar palavras. Eu acho isso fascinante, e - ok, não é tão um 'mimimi', mas enfim -, eu não tenho criatividade! Acho que eu poderia começar escrevendo crônicas. Quem sabe?
    Beijos,
    Clara
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que tens criatividade, Clara! O que eu disse ali em cima? Comece pensando que você PODE, que você vai conseguir ;)

      Sim, crônicas é uma ótima opção. Comece mais simples. Um conto, talvez: de duas páginas, no máximo. Um capítulo aqui e acolá. Vai pegando o jeito. Se você gosta não pode deixar de lado e pelo que vi no seu comentário você escreve bem, garota :)

      Qualquer dúvida pode mandar e-mail, só clicar na aba "Contato", flor ;*

      Excluir
  4. Adoro quando você posta dicas. Vou lendo e comentando aos poucos, pra ir pensando no texto direitinho kkkkk

    Eu escrevo porque gosto, as historias começam a surgir na minha mente, e ficam lá até eu escrever. As vezes nem é uma historia, é só alguma coisa que surge, aí eu escrevo. E escrevo também por causa desses outros motivos que você citou.

    Essa coisa de deixar para amanhã acaba comigo! É por isso que sempre escrevo no papel, porque é só pegar e escrever! As vezes a ideia vem, ate ligar o notebook, abrir o word (que demora anos) começar a digitar.... fora a tentação de abrir o blogger e o e-mail kkkkk

    eu também fico super insegura, mas escrevo assim mesmo ^^
    "depois de fechar o facebook" omg como você sabe que estamos com o facebook aberto? e o meu face tá paradinho ali mesmo kkkkkk

    Adorei as dicas! É sempre bom lembrar que o que importa é que a gente faz uma coisa que gosta, independente do jeito como ela fica. Acho que vou ir revisar meu livro-sem-fim hoje mesmo :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAH, então estou satisfeita! Sempre me esforço para criar posts interessantes, principalmente as dicas.

      Hmm, entendi. Então se você gosta já é um grande passo! *_*
      O jeito é NÃO deixar pra amanhã, hein! Escreve no papel mesmo, muitos escritores consagrados ainda fazem isso. Desenvolva tudo no papel e depois passe para o computador. O que não dá é "ir empurrando com a barriga".

      hahahahahahahaha Todo mundo está com o Facebook aberto (até eu)

      É isso ai! Revisa e se quiser me mandar para que eu dê uma lida fique a vontade ^^
      Só não deixe de lado. Você é super talentosa ;*
      Beijos

      Excluir
    2. O bom de escrever no papel é que quando for passar a limpo no notebook, já da pra corrigir algumas coisas. xD

      Falta só um capítulo pra eu terminar, infelizmente vou ter que deixar para amanhã porque hoje estou fazendo tudo com pressa (tem que revisar com calma né xD).

      Você também é muito talentosa *-*

      Excluir
    3. Pois é! Mas isso pra quem tem paciência... Eu não tenho haha

      Ebaaaaa *-*
      Sim, pra revisar tem que ter muita calma. Boa sorte ai e qualquer coisa só "dar um grito" :D

      Beijos e obrigada pelo carinho, flor!

      Excluir
  5. Ahhh facebook.... atrapalhando grandes estórias.... e quando começam aqueles joguinhos viciantes então... aff...... XD

    Luene, você sabe que eu AMO suas dicas! Acho que se não fosse a preguiça e todas as outras mil desculpas, já teria terminado de escrever uns 5 livros...rsrsrs....

    Acho que o motivo pelo qual comecei a escrever foi para ir a lugares onde os autores que eu lia não estavam me levando... e também porque o professor não iria me permitir ler algo não relacionado à matéria em sala, mas nunca se incomodaram de eu estar escrevendo!! Hehe
    De vez em quando minha vida tem uns baques, fora do meu controle, mas que me afetam diretamente e eu fico completamente sem vontade de escrever. Mas depois de um tempinho no chão, me levanto e parto pra luta de novo... afinal, fazer o que.
    Espero que um dia chegue ao final de muitas da s estórias que comecei! Suas dicas contribuem muito para isso!!

    Nunca pare de escrever você também!! ^^

    Beijussss;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hshahahaha Nem me fala. Facebook é um dos meus grandes inimigos em relação a escrita. Mas estou conseguindo combatê-lo! haha

      Ówwwwn *_*
      Que bom, Helaina! Pois é, né... Estou esperando ler seu livro u.u

      Hmmmm, que interessante! Mas isso é normal. Acontece com qualquer um, sabe? Mas escritor que começa a sentir "o peso" da carreira nas costas tem que começar a saber lidar com essas "preguiças" e "problemas". Um dia chegarei em um nível que o trabalho (o maravilhoso trabalho) vai ser prazeroso e árduo. Acho que o que vale é fazer o que gostamos.

      Termina sim. Quero ler um dia - e que seja logo!

      Pretendo não parar de escrever nunca *_____*

      Beijos

      Excluir
  6. Lu, adoro as suas dicas! Estou reunindo todas e tentando aproveita-las da melhor forma. Eu já comecei a escrever e parei..não sei porque, só sei que parei. Mas depois de ler suas dicas, aquela vontade voltou. Não penso em escrever para ser famosa, claro que se isso acontecer vai ser perfeito. Mas por enquanto é só para ter a minha história em algum lugar e que outras pessoas possam ler e se divertir, assim como eu me divirto lendo as histórias que outras pessoas criaram.
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Camila!! *-*
      Vi esses dias que você teve umas ideias né! Fiquei super feliz :D

      Aaah temos nossas responsabilidades, é normal dar uma parada. O importante é voltar a escrever!!

      Ah mas tenha certeza que você consegue! Se esforce bastante e vai ser recompensada ;)

      Beijos

      Excluir
  7. ah nem me fale eu mega ando de mimimi e tao cansada e ocupada que as vezes esqueço de escrever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal, Alice. Precisamos de tempo para escrever mesmo ^^

      Excluir
  8. Olá ^^
    Amei o post; adoro suas dicas :D
    Vou tentar segui-las de agora em diante, especialmente a parte de não deixar para depois (o que tenho feito muito ultimamente :S)
    Vou assistir o vídeo ^-^
    Ps.: Eu também escrevo por todos os motivos que você citou.
    Ah, que vontade de escrever agora *----* (estou com umas ideias super loucas para escrever, então hora de colocá-las em prática :D)
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Isabelle *-*

      Pois é... Tenho certeza que se você começar a fazer AGORA, e não DEPOIS EU FAÇO você vai criar histórias maravilhosas!

      Escreve! Escreve! Escreeeve! Passo as dicas para que vocês fiquem com vontade mesmo. Sou má! hoho

      beeeijos

      Excluir
  9. Oiii
    Tem um tag para você lá blog. Acho que vai gostar.

    http://osamantesdaleitura.blogspot.com.br/2012/11/tag-skoob.html

    Beijinhos

    Tífany

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lu.
    Adorei as dicas, estou precisando parar com o mimimi e continuar haha
    Esses dias eu estava lendo uma história que comecei tem uns 4, 5 anos. Hoje em dia eu nem lembro por que parei, mas vou continuar, só preciso de tempo rsrs
    Engraçado que nem parece que fui eu que escrevi, já tem tanto tempo, hoje tenho uma mentalidade completamente diferente. Acho que ao invés de continuar, vou ter é que reescrever rsrs
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Tem que continuar, Kezia... E obrigada *_* Fico feliz em saber que as dicas agradam!

      Aaaah tem que continuar mesmo. É legal fazer isso. Você percebe o quanto você vai aprendendo com o tempo, com o seu novo vocabulário, e ideias.

      Ponha a mão na massa, flor. Sei que vai sair uma história bem legal XD

      Excluir
    2. Suas dicas sempre me agradam *-*
      Já coloquei a mão a massa, comecei a editar os capítulos que já estavam prontos, depois vou dar continuidade.
      Vou começar a postar algumas coisas no blog... Eu escrevo tanto, mas acaba que só eu leio haha
      Beijos

      Excluir
    3. Que bom!! =DD
      Isso mesmo! Assim é legal, começar a criar e a modificar...

      Sim, publica sim! Vou ter o maior prazer em ler e descobrir seu estilo de escrita *-*

      Boa sorte e não desanime ;)

      Excluir
  11. Eu tento escrever todos os dias, mas nem sempre fui assim, aprendi apanhando que as palavras não saltam de nossa criatividade e se espalham pelo papel sem a abençoada ajuda das mãos... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Flavio. O meu maior obstáculo para escrever todos os dias ainda é a faculdade. Não consigo conciliar muito bem os dois.

      P.S.: como sempre sabendo usar bem as palavras hein? hahaha

      Excluir
    2. Hehehe... As palavras gostam de mim... é amor antigo... :P

      Excluir
  12. Obrigado por me motivar... nao é facil ter que reescrever um livro .--. dá muita raiva e preguiça e saber que se o maldito que formatou o computador tivesse me escutado nada disso teria acontecido ¬¬ mas agora estou motivado xDDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada!! ^_^
      Mas como assim reescrever?? Você perdeu seu arquivo? :o

      Eba! Depois quero saber como está sendo o processo ^^

      Excluir
    2. Perdi tudo T.T to reescrevendo tudo de novo, sorte q minha namorada tinha alguns capitulos salvo no pc dela .-.

      Excluir
    3. Nossa, que tenso!! E que sorte hein! Acho que no fim a gente acaba se lembrando de algumas partes e vai ajudando a lembrar o resto ;)

      Excluir
  13. Que lindo seu blog! Boas considerações... Temos que escrever na hora que temos a ideia, no momento que a inspiração vem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aline! Fico feliz que tenha gostado :)

      Exatamente! Volte sempre, querida!

      Excluir
  14. Boas dicas embora eu não tenha vontade de escrever um livro sempre tenho ideias na minha cabeça e conto estorias pra entreter as pessoas mas não as escrevo ah já fiz um conto pra minhas irmas e mandei pra elas rirem enquanto trabalham por que estavam estressadas deu certo me ligaram falando que tinham rido muito hehe

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm, entendi. Mesmo que não escreva, é legal nunca perder a imaginação né? =)
      Contar histórias, mesmo oralmente, é incrível! Eu adoro poder criar personagens, cenários e diversas situações.

      Aaah que bom!! Viu só?
      Olha o talento dando as caras ;)

      Beijos

      Excluir
  15. Adorei as suas dicas! Eu sou muito preguiçosa, mas também tenho certo receio se é a hora de escrever ou não, tipo não acho que a ideia tenha sido desenvolvida direitinho (tipo começo e fim, principalmente), não tenho definido o que passar para o leitor, qual o sentido de ler aquele livro, o que lhe trará de bom, (sim, amo aquela lição de moral, só que implícita) é por isso que vou, simplesmente. deixando.
    Não que eu não escreva, tenho um blog de textos em que posto alguns contos, mas não é a ideia que tenho, de fato. É só um treino, uma maneira de saber se sou boa o bastante pra tentar esse ramo.

    http://florescerepalavrear.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Samyle! Fico feliz que tenha gostado ^_^

      Hmmm, entendi. Mas sabe de uma coisa? Isso você vai aprendendo com o tempo. Eu não tive a ideia do livro totalmente desenvolvida de uma hora para outra. Tive que pensar muito e acho que, no final das contas, o mais importante é escrever. Se isso te faz bem vale super a pena, mesmo que você ache que seu livro não está totalmente "pronto".

      Isso mesmo! Continue escrevendo assim. Aos poucos você vai encontrando seu próprio estilo. Só não tenha tanto medo de "errar". Afinal, é errando que a gente aprende.

      Beijos, flor!

      Excluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!

Lembrando que:
1. todo comentário é moderado;
2. evite usar palavras de baixo calão, frases ofensivas ou preconceituosas, e principalmente conteúdo que não tenha relação com o blog e o mundo dos livros;
3. respondo todos os comentários.

Estou ansiosa para ouvir o que você tem a dizer!