Translate

domingo, 28 de outubro de 2012

O conto da proposta recusada....

Boa tarde, prodígios! Hoje venho explicar o porquê do meu sumiço no blog de vocês e o meu "descaso" com o meu próprio...



A questão é que eu tinha recebido uma proposta para publicação do meu livro. É, isso mesmo. Mas por que estou dando essa informação dessa forma e com um título um tanto sugestivo? É simples: não deu certo.

Não vale a pena citar nomes (e não irei, de forma alguma), mas há duas semanas recebi um e-mail lindo dizendo que minha obra tinha sido aprovada na análise e que os responsáveis desejavam entrar em contato. Resumindo, fiquei super feliz e quase morri por não contar a vocês (queria muuuito, mas acredito muito em "vibrações" positivas e negativas, então por mais que eu saiba que vocês me apoiariam e ficariam super felizes, ainda há aqueles que apenas me desejam mal... fazer o quê?).

Então continuei entrando em contato, houve alguns contratempos, mas enfim recebi o orçamento e a única coisa que fiz foi prender a respiração.

A questão era simples: ou eu desembolsava quase 9 mil reais para pagar os serviços (capa, isbn, etc.) e comprava certa quantidade de livros - assim ganhando outra certa quantidade de livros como pagamento de direito autoral. Ou eu pagava quase 5 mil para pagar apenas os serviços e não receberia nada (na-di-ca de nada) com a venda dos meus livros.

Complicado. Muito complicado.

Para que vocês entendam, andei pesquisando e descobri que o escritor normalmente ganha de direito autoral cerca de 8% a 10% sobre a venda do livro (preço de capa). Alguns pagam mais, mas essa é a média. Eu não estaria nem ganhando isso! Ganharia apenas um punhado de livros para vender!

Até cogitei em aceitar - afinal curto muito a editora e acho super legal seu trabalho. Mas sabem de uma coisa? Eu não sou rica! Eu não tenho 9 mil para desembolsar em um piscar de olhos! Não tenho nem 5, nem 4, nem 2, nem 1!

É claro que se fosse (e quando for) preciso, meus pais irão me ajudar, sem pensar duas vezes. Eles farão de tudo para que eu alcance meu sonho.

No entanto, senti que sairia perdendo mesmo que eu vendesse por conta própria os livros comprados- e eu sei que conseguiria. Não é o que eu quero. Sabe, e quanto a MINHA valorização? E quanto ao MEU trabalho duro? Aqueles dias e madrugadas passados suando, chorando, me irritando, para criar algo decente?

Gente, EU SEI que não vou ficar rica vendendo livro!! (pelo menos não na primeira publicação, sou otimista). Sei que não posso ficar esperando receber milhões, nem mesmo alguns milhares de reais. PORQUE EU NÃO VOU. Eu sei, sei muito bem.

E se eu fosse pensar melhor, talvez até sairia no lucro aceitando a proposta - pelo menos pagaria as dívidas.... No entanto, não é o que estou procurando. Não quero simplesmente que meu livro seja vendido, que ele esteja nas lojas, e que eu possa ser denominada "escritora". Quero ser valorizada... (é pedir demais né?!?!)

Enfim, para "ajudar" a situação já deveras complicada alguns contratempos ocorreram. Meu  marido/namorado ligou para eles e não foi atendido muito bem.... E meio que fomos convidados a "não publicar com ninguém enquanto não pesquisarmos melhor sobre um assunto que não conhecemos bem".

Bom, esperava e desejava ardentemente que meu post sobre a publicação fosse diferente - que fosse um post alegre e feliz dizendo que logo logo vocês teriam meu livro em suas mãos - mas não é assim.
Peço desculpas, prodígios. Minhas sinceras desculpas. Quando eu estava tão próxima de publicar... :/

Isso não significa que vou desistir. De jeeeeeito nenhum. Se uma editora já se interessou pela obra significa que a probabilidade de outras se interessarem é grande! Não quero ser pretensiosa ou dizer que sou melhor que muitos escritores por ai, mas preciso acreditar em mim mesma, não é? Senão quem vai acreditar?!

De tudo isso tirarei apenas experiências e aprendizados. Ouvir de pessoas que estão no ramo há um bom tempo que meu livro é "MUITO BOM" não é pra qualquer um (a editora em questão se pronunciou dessa forma). Não estou ouvindo da boca de meu namorado ou meus amigos que querem me ver feliz; estou ouvindo de responsáveis que analisam originais todo o santo dia!

Enfim, fico triste por não ter dado certo... Fico mais triste por vocês, já que sei que desejam muito ter em suas mãos meu livro. Mas saibam que não vou desistir. Vou esperar entrarem em contato - o que demoooora -  e qualquer coisa darei um jeito.

O primeiro passo já foi dado: já me destaquei dentre os diversos originais que são avaliados. O segundo passo também: recebi uma proposta.

O terceiro logo chega... Acredito muito que tudo acontece por um motivo na nossa vida. E esse "conto" que vos conto é um deles...

Abraços,
L. L. Alves

54 comentários:

  1. Ficamos todos tristes, claro.
    É realmente uma situação complicada... mas fique tranquila Luene, você fez mais do que certo em não aceitar que fosse desse jeito.
    Enquanto isso, continuamos esperando e torcendo pra que dê tudo certo na próxima!
    Beijos! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ana! <3
      Sim, e dará certo sim!! Beijinhos

      Excluir
  2. Lu, não desanime, viu? Fico muito triste com essa notícia, pois assim como muitos aqui, estou maluca para ler A Seleção.
    Acho que valorização não é pedir demais, não. Também, onde já se viu, trabalharmos dias, nos preocuparmos e dermos o melhor de nós para enriquecermos as editoras?
    Tenho certeza de que você encontrará algo melhor. Não importa em qual editora. Seja uma famosa ou uma desconhecida, tanto faz. Seu livro venderá MUITO, e mais importante do que isto, fará muito leitores felizes.
    Beijos,

    Letícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou não, Letícia!
      Muuuito obrigada pelo comentário! Amei <3

      *-*
      Obrigada pelo apoio. Espero não desapontá-la!!! Beijos

      P.S.: fazer os leitores felizes é o melhor!

      Excluir
  3. Ahh realmente uma pena, pensei que seu livro seria publicado. Mas pelo menos você recebeu uma proposta, quer dizer que o livro é bom! Muito bom!

    Nossa, 9 mil reais é muita coisa, nunca pensei que para publicar um livro um autor tivesse que gastar tanto O.O

    Bom, pelo menos você conseguiu uma proposta de uma editora, logo mais algumas irão vir, você só precisa acreditar ^^

    Acho muito legal teu namorado/marido e sua familia te ajudar com seu livro, nada melhor que o apoio da familia né :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Marina :(
      Pois é! Mas lembra que você me disse que eles tentavam passar a perna? Não dava pra aceitar...

      Exatamente! Sei que o importante é isso =)
      Ah, minha família é a melhor <3

      Beijos

      Excluir
    2. Concordamos em discordar né?! hahaha
      Nossas famílias são as melhores <3

      Excluir
  4. eu espero de coração que vc consiga publicar o livro
    o caramba, vc pagando tanto nao ia conseguir dinheiro nenhum
    desculpe o palavreado, mas assim é foda.
    mas tudo vai se resolver, voce vai ver só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alice!! <3

      hahaha Sem problemas.... Pior que é f*** mesmo!

      Sim, acredito sim!!! Beijos

      Excluir
  5. É realmente uma pena que tudo isso tenha acontecido, mas não desista NUNCA desse seu sonho. Sei que isso não tem nada a ver (rsrs) mas a primeira gravadora que os Beatles foram, se recusou à aceita- los, mas eles não desistiram e hoje é um fenômeno da música que embala gerações!! Contei isso só para dizer para você ter paciência que logo mais seu esforço vai ser recompensado!
    Beijinhos e Boa sorte!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não irei desistir, flor! Não com o apoio de todos vocês! <3

      Adoreeei a comparação! *-*
      Muito obrigada pelas lindas palavras, Jaqueline! Beeijos

      Excluir
  6. Francamente, que FALTA DE RESPEITO contigo Lu!
    E com todos os outros escritores que eles não valorizam!

    Nã se preocupe. Deus sabe a melhor hora.
    =)

    ResponderExcluir
  7. O importante é não desistir.. nunca escrevii o um livro, mas imagino o quanto seja trabalhoso produzir um..Continue tentando e nunca desista.. em breve estaremos com seu livro em mãos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Amanda! Não desistirei!
      Siim. Obrigada pelo comentário *-*

      Excluir
  8. Eu parei de procurar editoras. Se eu resolver mandar meu livro novamente, será somente para as gigantes, como a Cia das Letras. Existem editoras lançando livros deste modo... Serve para massagear o ego do escritor, afinal todos querem dizer: "meu livro está na livraria". E nada mais.

    Eu prefiro vender meu livro para amigos, conhecidos, do meu modo e por conta própria do que ver minha obra dando lucros para outros.

    Você faz bem em esperar pela editora certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão complicado enviar para editoras grandes... A maioria não está aceitando originais para análise e a outra maioria é muito criteriosa...

      E é bem isso mesmo que você disse!! Massagear o ego do escritor.

      Se eu tivesse condições de fazer o mesmo eu também faria, Flavio! Mas no momento não tenho como, entende?

      Obrigada pelo apoio!! Beijos

      Excluir
  9. Não é pedir demais ser valorizada!!! De jeito nenhum, adianta o que realmente seu livro estar por aí, e não entenderem a essência o conceito.

    Com certeza vc está no caminho certo, não sei o que anda fazendo, nem com quais editoras tem entrado em contato. Mas tenho certeza de que alguém irá se interessar e será da fora mais tranquila e linda possível.

    Não sabia que era assim caro... Achei que os escritores recebiam um apoio maior da editora, mas arcar com custos assim tão altos, tem hora que não dá.

    Enfim, o mundo é movido a dinheiro.
    Mas com certeza você irá achar uma editora q irá valorizar você, pelo seu trabalho e será uma ótima parceria.

    Exija sim sua valorização. Só a sua força sabe? A sua luta que acompanhamos por aqui, da pra ter uma grande idéia de que vc é uma grande guerreira!

    Torço por vc! Bjooooooooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Irinia! Amei <3

      Realmente, eu também não sabia que era tão caro... Mas a questão é que nessa editora em questão não há valorização do escritor né? :/
      E é bem o que você disse: o mundo é movido a dinheiro.

      Obrigadaaaaaaaa. De coração! Farei de tudo para ser digna de tais elogios! Beeeijos

      Excluir
  10. Tenho certeza que tu vai publicar e que teus livros serão um sucesso!!!!Eu só espero que tu não fique muuuuiito famosa com teus livros, para que eu não precise ficar horas na fila pra conseguir uma dedicatória.hehehe
    Lembra sempre do que combinamos: Nunca desista do que tu quer e não deixe ninguém te por pra baixo. Beijos e boa sorte!
    Márcio de Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha Ai, ai, Marcio, que saudades! Obrigada por aparecer aqui e deixar seu recadinho. Como sempre você me deixa muito feliz com sua fé em mim.

      Pode deixar =D Não vou esquecer de toda sua ajuda quando precisei e não vou desistir!! Por você e por todos que acreditam em mim!

      Sei que a hora vai chegar! Beeeeeeeijos

      Excluir
  11. Poxa Lu, fiquei triste... Mas não desanime! Você vai conseguir, Deus tem o melhor pra sua vida e tenho certeza que quando chegar o momento certo, vai ser o melhor! Fique firme! Estamos aqui torcendo por você!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não irei desanimar! Obrigada pelo apoio, Celle!! Obrigada mesmo <3

      Beijos

      Excluir
  12. Luene, eu até poderia dizer que fiquei triste.
    Estava aqui torcendo por você, escrita é algo que admiro. Mas, como ficar triste após tanta determinação? Nesta caminhada você só teve a ganhar. Ela ainda não acabou, e acredito totalmente que existirão outras notícias. Você está fazendo o mais importante, que é não desistir.
    Parabéns pelo seu trajeto até aqui. E que venham outros contos rumo a um excelente final :)
    Um beijo, Re.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Renata, suas palavras me tocaram profundamente! Fiquei muuuito feliz e emocionada.

      Obrigada pelo apoio e uma coisa certa: não vou desistir! Sempre soube que não seria fácil =D

      Beijos

      Excluir
  13. Lu, como eu já lhe disse, algumas vezes são necessários contratempos para que nos tornemos mais fortes, maduros. Algumas vezes, vasos devem ser quebrados para serem recontruidos de forma mais bela. Resumindo o enredo que é grande, essa recusa foi apenas o preparatório de algo muito melhor que está por vir. Aguarde, sua hora chegará.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Marcos, e acredito nisso sim. Agradeço por todo seu apoio e ajuda nesses dias conturbados.

      (sempre escrevendo de forma poética hein?! ^.^)

      Beijos!

      Excluir
  14. Que chato Luene, bom, mas como você disse o tempo todo, o importante é não desistir!!
    Sei que você vai conseguir! E não se esqueça que comprarei de você o meu porque quero autografado, viu?!

    Beijussss;
    Muita sorte pra você!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Helaina! Desistir não dá né?! :D
      Claaaaaro. Vou autografar com muito carinho e com um grande sorriso no rosto *-*

      Beijos e obrigada pelo apoio!!

      Excluir
  15. Poxa Lu, que pena.
    Mas não desista viu. Se eles gostaram e queriam publicar é por que seu material é bom (e conhecendo você, não duvido disso) então outras também vão querer.
    Continue pesquisando e tentando até achar uma que se adeque a você e suas necessidades.
    Estou aqui torcendo muito por ti.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, obrigada, Kezia! Realmente, eu prefiro pensar que meu livro se destacou dentro vários e isso já vale muito!!

      Farei isso, sem dúvida. Obrigada pelo lindo comentário <3
      Beijos

      Excluir
  16. Realmente é uma pena que não tenha recebido uma boa proposta de publicação do teu livro AINDA...
    Mas não desista e continue tentando, porque esse dia certamente chegará!
    Lembre-se da tragetória de JK Rowling, de quem você é muito fã, que pelo que sei teve seu livro rejeitado por 12 editoras antes de ser aceito. Ela não desistiu e hoje é sucesso mundial. Então continue firme e otimista em busca do teu sonho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marcia!!! Sua fé em mim é uma das mais importantes na minha vida. Obrigada por todo o carinho e apoio.

      Sim, lembrarei sim e não vou desistir! Beijos

      Excluir
  17. Ah, que droga =/
    Pode me contar depois qual editora foi? Sei que tu não gosta de dar nomes aos bois mas eu quero estar preparada caso seja uma das minhas "favoritas".
    Mas respira. Nem vou me lamentar aqui pq sei q vc já tá levantando sacudindo a poeira e dando a volta por cima. E como vc disse, já disseram q seu livro é muito bom, oq não é pouca coisa!
    Ainda hj eu tava lendo as cartas de rejeições de vários autores e obras famosas e tipo, Sylvia Plath, SYLVIA FUCKING PLATH teve que ler que ela "certamente não tinha nenhum talento a ser notado". Poe teve que ouvir que ninguém gostava de contos. Ah, e Stephen King teve na sua carta de rejeição de CArrie que "Não nos interessamos por distopias e ficção científica. Isso não vende."
    Sem falar na Rainha Rowling que teve seu primeiro HP rejeitado DOZE vezes.
    Então, basicamente, vc já tá no caminho certo e se dando melhor que alguns dos mais famosos hihi
    (Daí Luene fica famosa e a gente tem que pegar senha um mês adiantado pra pegar autógrafo, ok)
    Enfim. Estamos todos torcendo por vc. Nas palavras da Thareh Mafi (linda) "It gets better. Then harder, then easier, and on and on, but you can get through, just keep trying." (qdo eu falei como as vezes parece difícil demais esse negócio todo de publicar.)
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Priscila!!! Amei seu comentário *_*

      Sim, sim. Não vale a pena ficar triste... O jeito é continuar tentando e não desanimar! =D

      *-----*
      Com essas comparações de autores consagrados você me coloca MUITO pra cima! hahahahahaha
      Amei, amei, ameeeei.

      Obrigada!!! E não se preocupe: sempre terei tempo para pessoas super queridas como você! <3

      Beijos

      Excluir
  18. Que pena, querida. Mas, acho que fez o certo. Tem que se valorizar mesmo. Pagar isso tudo! Creio eu que vc quer ver seu livro ganhando prestígio, não apenas dinheiro, certo?
    Continue se esforçando. Quando conseguir será bem mais gostosa a vitória.
    Um grande abraço!
    PS: que bom eu vc ter me mandado aquele recado no Skoob pra eu conhecer seu trabalho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Monique! Acredito que fiz o certo sim, apesar de não ser fácil.
      Exato!

      Muitoooo obrigada! Fiquei super feliz com seu recadinho ^^

      Aaaah fico feliz que tenha gostado. Vou me esforçar cada vez mais para trazer conteúdos valiosos e para que sua visita ao blog valha a pena!

      Beijos

      Excluir
  19. Isso tudo que vc esta passando agora é pra vc adquirir bagagem e um dia poder olhar pra trás e ver que vc conseguiu e que vc conhece bem o caminho que não é facil. Até agora vc esta indo bem, um grande Vencedor é tablado em suas pequenas batalhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que é isso mesmo, Anderson! Obrigada pelo apoio!!! Beijão

      Excluir
  20. Bah entendo... não precisa nem falar que eu sei qual é a editora... eu fico triste por vc por saber que realmente tem humildade na forma de ser e tratar com todos. Eu não sei se posso fazer alguma coisa... um banner no blog apoiando a publicação talvez... mas se tiver um contato tentarei alguma coisa. Vc merece. Bjão!
    MauMau
    Sonhos e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maurício!! Vamos encarar como mais uma dificuldade que preciso enfrentar! Não é fácil, mas eu consigo :D

      Ok, mas não se preocupe. Acredito que "o que for para ser será". Você já está me ajudando muito de várias outras formas!!! Obrigada pelo apoio viu! Beeeijos

      Excluir
  21. Querida Lu!

    Olha, nem eu aceitaria algo desse tipo, nem pelo fato de não possuir minha conta tais quantia em reais...mais sim pelo fato de ter tido um trabalho, passado horas e hora criando um mundo o qual uma "tal editora" vir e fazer uma proposta tão insana dessa forma, sem levar em conta todo o meu enorme esforço físico e mental. De ter trabalhado com amor em minha obra a qual eu sonho a cada dia a cada hora. Então, cabeça erguida, logo aparecerá uma ou muitas outras editora interessadas em seu bom trabalho, e lhe faram realmente uma "proposta decente". ^^
    Estamos torcendo por você viu?

    Seu amigo, Ari!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Ari! :/

      Claro, vou sim, pode deixar ^^
      Obrigada!!!

      Excluir
  22. Oi Lu!
    Fico triste por isso! Mas saiba que coisas melhores virão, você é o tipo de pessoa que merece tudo de bom e muito sucesso! Tenho certeza que algo bom vai acontecer e rápido! Não desanima!
    Estou torcendo por você! (mais uma vez, rsrs!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, obrigada, Camila!! *-*
      Não vou desanimar não. Obrigada de coração pelo apoio, sua linda! <3

      Beijos

      Excluir
  23. Parabéns Luene, pois vc está seguindo os passos de escritores famosíssimos! Todos eles foram algum dia rejeitados por editoras que poderiam ter ficado milionárias com suas histórias... Admiro muito sua persistência! E autor é assim. E não desanimando, é que se tem certeza de que ama fazer isso, até viveria pra isso. Vida de autor não é fácil, só depois vai melhorando, tenha certeza e acredite nisso!
    E ah, quando ficar famosa, por favor, deixa eu furar fila pra pegar autógrafo, ok?
    Desejo-lhe muito sucesso! Abraço! E continue assim, escrevendo e sendo forte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, obrigada José Igor!! Adorei seu comentário!

      Isso é verdade! :D
      Não é fácil, mas vale muuuito a pena!

      hahahahaha Claroooo né. Pessoas queridas como você terão preferência ;D

      MUITO OBRIGADA! Beijos

      Excluir
  24. Ah estou triste com a recusa torço muito por você, mas esta certa tem que se valorizar, logo você vai ter uma proposta justa

    bjos

    ResponderExcluir
  25. Oi Luene fiquei triste agora ao ler sua ardua luta para a publicação do livro, como também sou escritor (e curioso) eu sei q é meio chato pra você mas pode me falar o nome da editora, meu e-mail blogumo@live.com /o/

    ResponderExcluir
  26. Oi Luene! Fique sossegada, essa foi a primeira, outras virão!
    Não desista mesmo e em breve teremos seu livro em mãos! Logo aparecerá uma editora que realmente valorize seu trabalho.
    Boa sorte! Dará tudo certo.. Estou torcendo por você =)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tify!! Acredito nisso também :)
      <3
      Muito obrigada mesmo pelo carinho... Logo vocês poderão ler A Instituição e saber finalmente do que tanto falo *-*

      Beijos

      Excluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!

Lembrando que:
1. todo comentário é moderado;
2. evite usar palavras de baixo calão, frases ofensivas ou preconceituosas, e principalmente conteúdo que não tenha relação com o blog e o mundo dos livros;
3. respondo todos os comentários.

Estou ansiosa para ouvir o que você tem a dizer!