Translate

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Livros que valem a pena serem lidos #5

Que tal ir para o lado mais "nobre" das leituras? (para mim todos os livros são válidos, mas vamos dizer que às vezes é bom não se focar apenas na diversão e tentar ler os clássicos, certo?). Nem sempre é fácil gostar desse tipo de leitura, eu sei. Mas alguns podem te surpreender!
Vamos as resenhas resumidas! Afinal, não gosto muito de contar toda a história dos livros. Prefiro que o leitor se aventure sozinho e se surpreenda com o enredo =)

12 - A Metamorfose


Aposto que já ouviram falar de Gregor Samsa de Franz Kafka, certo? Bom, para aqueles que não conhecem se imaginem acordando pela manhã metamorfoseado de inseto!! Sim, é isso que acontece com o coitado do caixeiro-viajante que trabalha arduamente para sustentar a família. Há tanto significado nessa história que mesmo um post inteiro não seria o suficiente para falar de cada aspecto. Com uma leitura interessante e que te instiga, você vai lendo sobre a trajetória do inseto (seria uma barata, um besouro? não há indícios claros na história) que aos poucos vai perdendo sua "humanidade" e precisa lidar com sua nova forma.
Leiam! Sei que vão gostar =D

13 - Decamerão


Decamerão, uma coleção de cem novelas escritas por Giovanni Boccaccio, é super divertido! A Peste Negra é um tema presente na narrativa que se situa na Europa no fim da Idade Média. No enredo, dez jovens - sendo sete moças e três rapazes - fogem das cidades por causa da peste e se recolhem em uma casa de campo. A cada dia, um deles se torna o líder e então histórias são contadas.
Não cheguei a ler todo o livro, apenas alguns trechos para as aulas de Literatura, mas me senti entusiasmada a ler mais! Tem cada coisa........

14 - O Morro dos Ventos Uivantes


Catherine e Heathcliff... Um dos casais mais falados depois do sucesso de Crepúsculo. É um clássico da literatura inglesa escrito pela aclamada Emily Brontë. A história é linda e, de certa forma, romântica para alguns.  É importante ler um clássico desses onde a narrativa vai e volta, e se você não estiver acostumado com esse tipo de leitura acaba se confundindo um pouco. É uma história de amor e ódio, de interesses e artimanhas.
Mas, para ser bem sincera, não é uma de minhas leituras preferidas. O modo como Heathcliff age é super possessivo e (como sou ligeiramente feminista) ele me irritou tanto ao decorrer da leitura que quase desisti de ler. No entanto, devemos lembrar a época que foi escrito (1847) e quanto valor há nele. Por isso eu li e recomendo.

15 - On the Road - Pé na Estrada


On The Road!! Obra prima de Jack Kerouac, um dos expoentes do Beat Generation (Geração Beat). Ele era um daqueles caras que jogava uma mochila nas costas e colocava o pé na estrada. O livro descreve as viagens de Jack e Neal Cassady (na história com o pseudônimo de Dean Moriarty) pelos Estados Unidos e México. No livro, ele se auto-denomina Sal Paradise e ao longo da história encontramos outros expoentes do Beat Generation, como Allen Ginsberg, e damos de cara com muitas aventuras inusitadas.
Minha opinião sobre o livro é: incrível!! Os tópicos abordados são controversos e o linguajar é... peculiar. A espontaneidade na escrita é magnífica. Enfim, ainda não terminei de ler, mas quero chegar até o fim :-D


Ufa!! Quanto livro hein?! O que acham?
Aguardo suas opiniões, críticas ou sugestões!

Abraços,
L. L. Alves

8 comentários:

  1. Eu tenho esse livro aqui:A Metamorfose. Ainda n tinha tido vontade de lê-lo, mas, depois da indicação vou encaixar na minha lista de leituras ^^'
    Eu recomendo muito o morro dos ventos uivantes, para mim é uma das histórias mais lindas *-*

    Beijos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, leia sim!! Vale a pena =D

      Sim, sim. Eu concordo, a história é bem linda. Só não gosto muito do Heathcliff mesmo hehehe

      beijos!

      Excluir
  2. Gostei muito deste Post Luh, adorei mesmo. Já comprei e quero muito começar logo a ler A Metamorfose do Kafka.Valeu pelas dicas ;)

    ResponderExcluir
  3. Uma amiga me recomendou A metamorfose, ainda estou arrumando coragem pra ler. é o tipo de livro que não quero comprar, mas não tenho ficha na biblioteca da cidade (dilema que vivo há anos, desde que parei de pegar livros na escola) e por isso não peguei ele emprestado. Tenho que criar vergonha na cara de ir na biblioteca e fazer essa ficha rsrs'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sei como é! Também tinha esse problema antes (de não ter ficha na biblioteca da cidade).
      Às vezes vale a pena comprar, é beeem baratinho hehehe
      Mas fazer cadastro é muito interessante, pela variedade de livros que encontramos nas bibliotecas né?
      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. Uma variedade enorme! E o melhor, não tem que esperar chegar pelo correio e é de graça! suahushaus Os clássicos são bem baratos mesmo. Demorei a descobrir isso.

      Excluir
    3. Sim, claro! hahahaha Sempre estou pensando na agilidade ($$$) do processo! hehehe

      Eu também! O.O

      Excluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!

Lembrando que:
1. todo comentário é moderado;
2. evite usar palavras de baixo calão, frases ofensivas ou preconceituosas, e principalmente conteúdo que não tenha relação com o blog e o mundo dos livros;
3. respondo todos os comentários.

Estou ansiosa para ouvir o que você tem a dizer!