Translate

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Feliz Dia do Escritor!


Uma querida, fofa, incrível, maravilhosa amiga chamada Kalisa Pereira me lembrou que hoje é o dia do escritor! A linda me mandou essa mensagem via facebook dizendo:

Parabéns parabéns parabéns! E que escreva muito livros para fazer nós leitores viajarmos nos mundos mágicos e quase reais que vocês criam! "

Depois ainda acrescentou: "Ser escritor é ter uma mente fantástica".


Realmente é!  E essa é minha homenagem a tantos escritores que mudaram minha vida!


-


"Ser escritor
Não importa qual gênero, quantas linhas, parágrafos ou capítulos um escritor escreva, ele dá o máximo de si, sempre pensando em seus leitores. Ele sua, irrita-se, briga, chora, grita, desespera-se... Tudo para que fique perfeito (apesar de nunca acreditar que existe tal perfeição!).


Ele pesquisa, fala com amigos, conhecidos e até mesmo desconhecidos à procura da resposta certa, do tom certo, do personagem empático e caloroso; ou mesmo do malévolo e perspicaz vilão.


Um escritor passa madrugadas, tardes e manhãs pensando com avidez no que faria seus leitores rirem ou se emocionarem. Não é apenas digitar palavras ao acaso, juntá-las em uma frase, ser prolixo.


Ser escritor é inventar mundos, modificá-los, transformá-los... É criar.
Bruxos e trouxas, um guarda-roupa mágico, línguas encantadas, garotas poderosas e destemidas, vampiros que andam na luz do sol...

Ideias. Sonhos. Insights.

Fantasmas dos anos 20, pessoas que se transformam em tigres, Caçadores de Sombras, Os Antigos, lutas épicas, O Um Anel (para todos governar), Caça-Feitiços, olhos de ressaca,  anjos apaixonados por mortais, assassinatos misteriosos, Apocalipse...

Escritores são pessoas malucas - completamente doidas - que escrevem porque é a sua vocação. Ler e reler. Eles escrevem porque querem transmitir seus sentimentos. Ler e reler. Escrevem porque é uma necessidade, algo intrínseco ao ser, a alma, ao corpo. Ler e reler.

Sempre atento às palavras, a sonoridade, à frase, a placa na rua, ao parágrafo, ao título... Ops, está faltando algo!

Um escritor nunca está satisfeito com seu trabalho. Quer dizer, um escritor perfeccionista (mas qual não é?). Ele brinca com as palavras, conversa com elas, cochicha em seus ouvidos - maluco, maluquinho.

Ele as joga para cima, para baixo, ri, diverte-se, então, em certo momento, deixa as coitadas e frágeis palavras despencarem. Elas gritam assustadas e fogem!
Putz, e agora?!

Senta na cadeira, põe a mão na cabeça e pensa. O que mais ele faz? Pensa. Existe sinônimo para pensar?
Pega a caneta e rabisca, solta um muxoxo, olha para o teto, morde os lábios.

E então as palavras, ansiosas para reencontrar seu velho amigo, deixam o orgulho de lado e aparecem de novo, sorrindo, pulando, dando cambalhotas...
Bloqueio de escritor: saí daqui!

Ser escritor... Não há uma definição para essa palavra (nem tente o dicionário!). Escritor não é simplesmente escrever. Escritor mesmo... Aquele maluco que deixa de comer, de sair ou de arrumar o cabelo... Aquele esquizofrênico (com o perdão da palavra) que ri sozinho com o próprio texto, chora ao ler uma frase ou sente-se a pior pessoa do mundo com uma crítica construtiva...

Esse cara... Essa garota... Merecem o meu respeito!

Obrigada a todos esses doidos que tornam minha vida menos dura e sem graça. Não preciso de drogas, remédios ou bebida para sair da realidade. Todo esse mundo maravilhoso está a um passo, a um abrir de páginas!

Ando até a estante, pego um livro, cheiro-o, passo a mão na lombada e abro...


Um universo me espera!"


L. L. Alves

-

Não deixe de ler! É um dos melhores prazeres da minha! Você se joga na leitura e esquece quem você é, vira outra pessoa, entra em outro mundo, viaja... Há algo melhor do que "dar um tempo" lendo um livro?

Bom, parabéns a todos nós! Blogueiros, escritores de fanfic, contos, crônicas, romances, teses, dissertações, trabalhos escolares, dentre tantas outras formas de arte. Se você dá o máximo de si na hora da escrita você é um escritor e tanto!!

Abraços,
L. L. Alves

15 comentários:

  1. Que esse dia, esses escritores de hoje encorajem cada vez mais pessoas a entrarem nesse mundo maravilhoso que existe dentro dos livros! E que sujam cada vez mais escritores para manter nós famintos de livros sempre saciados! Parabens Luene! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas palavras, Kalisa!! É isso mesmo! Obrigada =DD

      Excluir
  2. Oie,

    Parabéns para mim e para todos os outros escritores e aspirantes por ai!! Que tenham muitos livros para ser criados por ai!!!

    Abraços

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Verdadeiramente,um escritor tem uma mente brilhante,cheia de idéias e encantamentos.Parabéns pelo seu dia...que tenha um mundo de idéias dentro de si.Bjs e sucesso
    http://sumorenaflor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. grande dia! sou grata a todos os que me ajudaram a formar quem sou hoje! que me deram de presente um pedacinho de suas mentes, um cadinho de suas ideias e que compartilharam mundos incríveis com muitas outras pessoas..

    é uma linda profissão, mesmo que às vezes possa ser ingrata e difícil!

    beijos - Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas palavras, Agnes!! A profissão pode ser ingrata e difícil, mas quem tem o dom ama o que faz!!
      beijos =D

      Excluir
  5. Parabéeeeeeeeeeeeeeeeens \o/

    Cadê o bolo? '-'

    Lindas palavras, me emocionei :P
    E acredito que consegui pegar todas as referências do texto xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU que pergunto onde tá meu bolo! :P
      hehehe

      Aaaaeww, leitora nota 10 então! =D

      Excluir
  6. Ola parabéns a todos os escritores, só estou uns dias atrasada hehe

    Credo a imagem com o livro e o sangue me lembrou dexter, aqui mais eu gostei foi a das borboletas e sim esse ano eu estou bem menininha rsrs

    bjos

    http://oincrivelmundodapotinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faz mal! Obrigada :P

      Não é? Mesmo um pouco assustadora acredito que essa imagem monstra exatamente o modo como um livro pode nos assombrar, assustar ou levar a mundos incríveis! Beijos!

      Excluir
  7. Foi nosso dia ontem, parabéns pra noix!!
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabééns, Flavio!! Que você escreva mais e mais livros!! Beijos :D

      Excluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!

Lembrando que:
1. todo comentário é moderado;
2. evite usar palavras de baixo calão, frases ofensivas ou preconceituosas, e principalmente conteúdo que não tenha relação com o blog e o mundo dos livros;
3. respondo todos os comentários.

Estou ansiosa para ouvir o que você tem a dizer!