Translate

sábado, 28 de julho de 2012

Bloqueio de escritor (writer's block): o que fazer?

Nada melhor do que tentar sair dessa "maré de bloqueio" falando sobre o bloqueio, certo? Talvez.

(não sei de quem é a tirinha original, em inglês, mas a tradução é minha)

A verdade é que não estou produzindo muito esses dias, mal consigo ler! Finalmente terminei de ler City of Lost Souls da saga Instrumentos Mortais e só. O que era para eu estar fazendo nessas férias estou deixando de lado. Apenas gasto meu tempo livre na internet, sem fazer qualquer coisa útil. O mais engraçado é que acabei de ver uma matéria interessante sobre isso: É CULPA DA INTERNET, no site da Sextante. Deem uma olhada  porque é bem legal (e eu me identifiquei).

Enfim, quando ponho na cabeça "vou escrever", fecho Facebook, Blogger, Hotmail e abro o Word... Simplesmente sinto que nada vai "chegar". Vocês sabem, aquela inspiração espontânea sobre a qual sempre estou falando.

Faço uma pergunta (na verdade várias) aos escritores de plantão:
O mesmo ocorre com vocês?! O que vocês fazem para evitar?! Vocês se sentem limitados, de alguma forma, de continuarem a escrever?
E por escritores eu não me refiro somente a escritores de romances ou poesias, mas a universitários, estudantes, professores... Às vezes precisamos terminar aquele trabalho e simplesmente nada vem a mente, certo? Passamos horas e horas na frente do fucking computador e nada... É frustrante demais!

Para tentar amenizar os efeitos dessa "doença" que afeta muita gente decidi escrever um post sobre isso, algumas dicas que podemos nos utilizar. Além disso, estou usando as dicas de Colleen Houck, escritora da saga A Maldição do Tigre, que por sinal respondeu meu e-mail! <3
Na verdade verdade foi a irmã dela, mas mesmo assim *-*

Primeiramente é importante saber o que é esse bendito bloqueio de escritor. De acordo com nossa querida Wikipedia:
"Writer's block (bloqueio de escritor, em inglês) é um fenômeno envolvendo perda temporária da habilidade de continuar escrevendo, geralmente por falta de inspiração ou criatividade.".

Hmmm... Estou sofrendo disso.
Então vamos às dicas!

1 - Não desanimar
Para quem não sabe - ou acredita - esse mal afeta muitos escritores, tanto os iniciantes quanto os mais experientes. Afinal, ter aquela criatividade exacerbada e nunca parar de escrever não é um dom de todos.
A primeira dica é: não desanime. É essencial que você, mesmo sabendo que no momento não está tão propício à escrita, continue tentando. Não deu certo ontem? Abra o Word no dia seguinte e fique encarando-o. Leia o parágrafo anterior, o capítulo anterior, os versos antigos... Alguma hora ela volta! A bendita inspiração!

2 - Leia, assista e passeie
Eu percebi, ao longo de minha ainda "curtíssima" experiência como escritora, que uma das melhores coisas para trazer a vontade de escrever de volta é ler outros livros, assistir filmes que você ainda não tenha visto, passear por lugares novos... Enfim, alcançar novos horizontes e sempre com a cabeça voltada a sua obra ("Hmm, essa ideia é interessante... Vou pensar nela!"). Seria hipocrisia dizer que o que a gente vê ou lê não nos influencia na hora da escrita. A única coisa que você precisará fazer é "lapidar" a ideia, encaixá-la na sua história e moldá-la do seu jeitinho (sem plagiar, é claro).

3 - Imagens
Colleen Houck diz que usa imagens quando tem esse bloqueio:
"I write using images especially when I hit a block.  I look up creepy monsters or graveyards and describe them in my writing.  It helps me a lot to be able to visualize the scene in my mind."
Ou seja, ela procura imagens de monstros horrendos, por exemplo, e os descreve. Assim ela visualiza melhor a cena. Interessante né?


4 - Escreva fan fiction
Essa é outra dica dessa escritora maravilhosa. Se você está no início de carreira escolha seu livro favorito, como Harry Potter (ela mesma dá esse exemplo) e use os personagens do livro, escrevendo um novo capítulo (fan fiction). O único porém é que você não pode ganhar dinheiro em cima disso. Caso contrário, é perfeitamente legal.

5 - "Pule" momentos
Quando você escreve um romance/conto normalmente elabora um esquema de toda a história, certo? Bom, nunca se esqueça disso! Tenha sempre anotado o que vai acontecer. Se você está no ônibus anote no bloco de notas do celular ou em um papel qualquer; se você está em casa anote rapidamente em um arquivo sobre a história. Em momentos de crise você poderá reler todos os pontos importantes e "pular" uma parte da história, essa mesma parte que está te prendendo. Deixe aquele momento de lado e continue escrevendo o resto da história. Então, quando a animação reaparecer, volte para aquele momento e preencha o que falta. É tiro e queda!!


Por enquanto essas são as dicas!  Como disse acima, não tenho tanta experiência (ainda) na escrita. Procuro a cada dia me aprimorar e descobrir novas maneiras e artimanhas. Escrever é tudo pra mim (clichê, eu sei) e vou me esforçar para que meus leitores se identifique com minhas obras =)

Espero que os ajudem hoje e futuramente com seus textos!

Abraços,
L. L. Alves

19 comentários:

  1. Eu escrevo também, não sei se um dia vou tentar publicar o livro que to escrevendo, isso não vem ao caso agora... Também tenho bastante essa coisa de bloqueio de escritor. Essa dica de ver filmes, ler outros livros e passear é muito boa. Lembro que metade da história do meu livro eu inventei enquanto voltava da escola. Como eu voltava sozinha, não tinha ninguém pra conversar e ia pensando no meu livro. Funcionou direitinho! Eu nunca pulei os capítulos do meu livro, apenas ficava visualizando na minha mente, enquanto os capítulos "chatos" não acabavam (os primeiros capítulos são os mais dificeis de escrever). Se for escrever outro livro (ainda nem terminei o primeiro, mas está no final) vou usar essa de pular as partes :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, quem sabe um dia publica sim! =D
      Viu só! A gente acaba nem se tocando, mas ao fazer essas pequenas coisas a nossa imaginação fica fértil e a escrita flui melhor!

      E concordooooo com você sobre os primeiros capítulos serem os mais difíceis! Realmente é complicado dar uma boa explicação e começar o enredo.

      Ebaa! Usa sim porque pode ajudar bastante!

      Beijos ^^

      Excluir
  2. Gostei das dicas, eu sofro muito de Bloqueio do escritor. Algumas coisas eu já tentei, como por exemplo buscar inspiração em coisas externas, e digo que funcionou. Vou experimentar algumas das dicas e ver se funciona comigo, e também posso criar novas maneiras para superar isso. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz, Érika! =DD

      Sim, sim! Se criar uma nova maneira conta ai pra gente porque é sempre bom conhecer um pouco mais as "artimanhas" de outros escritores!

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Lu!
    Não escrevo livros. Mas eu tenho o blog, que eu escrevo nele (dã)..e ás vezes acontece isso comigo. Quero escrever, mas não sei o que escrever. Na hora eu fico muito frustrada, mas penso que isso é normal. E coloco uma música, amo música..então simplesmente relaxo, abaixo a cabeça, deixo a música tocar e vou pensando no que a música me faz sentir. Quando acaba, eu volto e tento escrever. Na maioria das vezes funciona. Quando não funciona, eu saio um pouco do quarto, fico conversando com a minha mãe, tento me distrair.
    Agora quando acontecer isso..vou lembrar das dicas que você deixou aqui no blog.
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas ser blogueira também é ser um tipo de escritora, Camila! ^^

      Hmmmm, muito interessante! Distrair-se sempre é bom, mas nunca tentei esse lance da música! Valeu :D

      Que boom! Beijos ^^

      Excluir
  4. Obrigada pela visita!!! =] Se puder, siga o blog tb. =D
    Eu não sei como é ser escritora e estou entrando nessa vida de blogueira agora, ainda não tive essas crises de bloqueio. rsrsrs! Mas deve ser bem chato, ainda bem que vc está descobrindo "técnicas" para superar isso. Hehehe!
    Beijinhos!
    Giulia
    http://prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Giulia!!
      Sim, é bem triste e às vezes irrita, mas faz parte dessa vida de escritora!

      Espero que ajude muita gente também ^^

      Beijos!

      Excluir
  5. Eu escrevo uns três livros em paralelo para não ter isso... rs. Minha dica, quando tiver um bloqueio, escreva sobre algo que te aconteceu, ou um sonho, ou comece a escrever coisas sem sentido, frases isoladas...

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, como você consegue? O.O
      Mas um dia você acaba tendo né? Ou nunca teve um bloqueio?

      Hmmm, obrigada pela dica! Vou fazer isso! O único porém é que meus sonhos são tão confusos que eu mal lembro deles ou não fazem sentido algum hahahaha

      Beijos! =D

      Excluir
  6. Writer's block, sofro disso também, embora só escreva textos acadêmicos. Eu preciso de um tempo no qual o texto parece que fica 'cozinhando' dentro de mim... enquanto isso, leio, penso e passeio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, é muito ruim! Mas, por sorte, essa maré sai da gente, uma hora ou outra!
      =D

      Beijos, Marcia!

      Excluir
  7. Ótimas dicas de escrita.
    Geralmente quando estou em algum lugar e uma ideia me vem a mente, logo a escrevo para poder usá-la posteriormente ^^ Acho isso bem eficiente ^^

    Beijinhos ^^
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Isabelle! Se a gente não anota acaba esquecendo uma ideia muito boa =)

      Beijos!! ^^

      Excluir
  8. Respostas
    1. Que bom, Maria!! Ela também me ajuda bastante! Beeeijos =D

      Excluir
  9. Olá, eu não sou muito de escrever uma história ou algo do tipo, mas gosto de escrever minhas opiniões sobre filmes e livros, dando crítica para tal. Mas muitas vezes essa anomalia do Write's Block vem me perturbando. Mas creio que já estou acostumado a passar por cima dessa barreira da escrita, até escrevi um post para ter espiração. Se puder confira o meu blog e dê a sua opinião também.
    Abrçs
    www.filipeivo.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!

Lembrando que:
1. todo comentário é moderado;
2. evite usar palavras de baixo calão, frases ofensivas ou preconceituosas, e principalmente conteúdo que não tenha relação com o blog e o mundo dos livros;
3. respondo todos os comentários.

Estou ansiosa para ouvir o que você tem a dizer!