Translate

terça-feira, 10 de julho de 2012

Escrevendo um livro!

Alguns colegas e conhecidos já se embrenharam na arte da escrita. Nós sabemos que não é fácil, certo? Às vezes a palavra certa some, a inspiração não está lá aquelas coisas, você não se sente bem, ou simplesmente acha que não vale a pena continuar... Normal. Quem escreve sabe que entra no negócio para chorar e sorrir. É uma montanha-russa (a comparação é velha, mas funciona do mesmo jeito), com seus altos e baixos. Há momentos de extrema felicidade, mas também há momentos de muita tristeza e desânimo

Pensando nisso, resolvi contar um pouco mais desse meu trajeto em meio ao mundo das palavras. Dessa vez contarei um pouco das fases de um escritor. Melhor dizendo: as fases que um escritor pode (ou não) passar no árduo processo da escrita.


Então vamos lá!


Fase 1 - YAY! VOU ESCREVER UM LIVRO!
Para começar, nada mais justo que falar sobre o início desse trajeto - o momento que você para e pensa: vou escrever um livro! É, na minha opinião, um dos momentos mais importantes na vida de um escritor. Acredito que todos nós temos essa capacidade, mas o processo pode ser demorado. Aqui, nesse caso específico, estou me referindo ao momento em que você deseja ser um escritor por completo. Muitos escrevem por hobby (nada contra), mas poucos realmente levam o assunto a sério - viver para escrever, não escrever para viver. Escrever é uma arte, e quando você decide - seja conscientemente ou não -, você está dando o passo mais importante.
Mas lembre-se: não vai ser fácil. Nada na vida é, certo? Mas vai ser muito prazeroso.

Fase 2 - Vou escrever sobre...
Atrelada a primeira fase, na fase 2 o escritor procura pensar no que vai escrever. Isso vai depender, é claro, de suas experiências, sua história de vida, seus gostos, entre diversas outras coisas. É nesse momento que ele precisa pensar com calma, analisar, e decidir: vou escrever um romance! Ou então, "gosto mesmo é de poesia". Além disso, há toda a questão de cenários, personagens e enredo, e vai dificultando cada vez mais...

Fase 3 - Colocar a mão na massa!
Nessa fase, o escritor começa a dar seus primeiros passos, tropeça, levanta de novo e ri. Aqui ele começa a moldar sua própria escrita, a forma de descrever os cenários, os diálogos... Não sei exatamente como acontece com cada um, mas essa é a fase inicial da escrita, como quando um bebê aprende a andar. Ele vai tentar. Escreve, escreve, escreve. Apaga, apaga, apaga. Relê, relê, relê. Escreve, escreve, escreve...

Fase 4 - Será mesmo?
A fase 4 é inevitável. É quando o escritor para e repensa tudo que fez até o momento: vale a pena continuar? É aqui que muitos desistem, deixam seus trabalhos de lado para juntarem poeira e que ninguém nunca vai ouvir falar. Nessa fase
é muito importante que o escritor esteja certo do que quer. Não importa se a história é um romance água com açúcar, ela é importante da mesma forma; tem o mesmo valor que qualquer outra. Esteja certo que é isso mesmo que você quer e, como eu já disse em posts anteriores, NÃO DESISTA. Conclua seu trabalho. Mesmo que você leia anos depois e sinta que está horrível (aconteceu comigo), pelo menos é uma experiência.

Fase 5 - Hmmm... Roma fica aonde mesmo? A terra de Shakespeare?
Na fase 5 o escritor decidiu que vai continuar, vai terminar a história, nem que tenha que dar sangue por ela! Então, vamos falar sobre o Império Romano... Júlio? É César? Joaquim? Paulo?
Para uma história ter sentido, fale do que você saiba. Também já dei essa dica nos posts anteriores, mas quem está começando é bom falar de ambientes conhecidos, de características físicas que você tenha mais afinidade. De que adianta falar sobre a Segunda Guerra Mundial se você mal sabe quando ela começou e quem diabos é Hitler? Quem for ler sua obra vai querer algo que faça sentido e que exista, de certa forma. Sabemos que vampiros ou fadas não existem no nosso mundo, mas há histórias sobre eles. Então PESQUISE. Não deixe que uma descrição errônea o empurre para mais longe de uma possível publicação.

Fase 6 - Seu nome é Bianca, ela gosta de dançar.
Querendo ou não, personagens são a chave central de uma história. O enredo também é super importante, mas de que adianta uma história maravilhosa se o escritor não fala nada de fulano e ciclano? É claro que é bom lembrar que cada escritor tem seu modo de desenvolver uma personagem (ou não), mas o fato é que tudo tem um porquê! Você acha que Capitu tinha olhos de ressaca porque Machado de Assis achou bonitinho? Mesmo que o achasse, não é ao acaso. Na fase 6, o escritor precisa se focar nas suas personagens. Precisa pensar:  faz sentido?

Fase 7 - %$3#@! Vou precisar ler tudo de novo... de novo??
Talvez a fase mais chata - lembrem-se que é minha opinião - no processo da escrita: revisar. É essencial, isso todos sabem, mas que é cansativa é! Nessa fase, o escritor precisa ler criticamente a própria obra, de diferentes formas possíveis: procurar por erros ortográficos, notar se há incoerência, modificar frases e palavras... É uma das fases finais, decisivas e importantes indispensáveis (perceberam? "indispensáveis" é muito mais chic para o meu texto)

Fase 8 - Não tá legal...
Em vários momentos da escrita a fase 8 aparece para desanimar o escritor. Ele lê a obra novamente, mas não tem certeza... Será que vão gostar? Será que não vão achar bobo? Será que vão rir de mim? Será que vale a pena? Vários "será"s deixarão o escritor com dúvidas e temeroso, sem acreditar no próprio potencial. É nesse momento que é importante pedir ajuda para familiares e amigos. Peça que eles leiam e digam o que acham da sua obra. Alguns (mesmo que só um pouquinho) mentirão, dizendo que o livro é magnífico, só para te deixar para cima. Alguns não falarão nada, sem desejar te dar muitas esperanças ou mesmo magoar seus sentimentos. E então aparecerá aqueles sinceros, de doer a alma.... E é com eles que você vai precisar ser forte de verdade!

Fase 9 - BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ
A primeira crítica. A segunda crítica. Nem mesmo a milésima crítica será fácil de ouvir. Existe todo o tipo de escritor, e mesmo aquele que diz não se importar muito, acaba sentindo uma pontada lá dentro - no orgulho. Caramba, errei tanta coisa... É nessa fase, talvez a fase mais dolorosa de todas, que você precisará abrir bem as orelhas, ouvir e tentar não chorar. Bom, chore. Não faz mal. O importante é não desistir. Por experiência própria digo que não é fácil, mas é MUITO - MUITO - MUITO - MUITO importante. Não deixe de ouvir as críticas, pois todas são construtivas. É claro que passarão por seu caminho aqueles que só querem te fazer mal, apenas para alfinetar sua felicidade, mas saiba diferenciar. Quem diz que sua personagem poderia ser um pouco mais melhorada não está querendo te fazer chorar, está apenas querendo deixar seu trabalho ainda mais lindo!

Fase 10 - OH MY GOD!
Preciso dizer mais? Na fase 10 tudo está pronto. Você fez o seu trabalho. Você revisou (apesar de nunca achar que revisou o suficiente), seus amigos leram, você arrumou o que precisava, você chorou e se irritou, você pesquisou, passou noites em claro, entusiasmou-se e até mesmo não sentiu qualquer vontade de escrever... UFA! Acabou! Sabe o que você pode fazer? COMEMORE! Sorria, pule, grite, abrace seu pai, mãe ou namorad@! Não tire o sorriso do rosto, porque, meu Deus... Você conseguiu =DD

Fase BÔNUS: Registros e Publicações.
Não deixe sua obra de lado, seja um conto, uma crônica, poesias ou um romance mesmo. Corra atrás. Se você tem medo de sua obra ser roubada ou até mesmo plagiada, faça um registro na Bliblioteca Nacional. CLICANDO AQUI você encontra o passo-a-passo.
Mas se você quer mesmo é publicar, meta a cara! Pesquise sobre aquelas editoras que publicam o gênero de sua obra, mande e-mails, procure nos websites. E então envie seus originais e BOA SORTE.

Talento todos nós temos. O importante é saber utilizá-lo!


Desculpem-me pelo post enorme, mas espero que tenham gostado! Escritores de plantão (aqueles que escrevem teses, e-mails, recados ou pequenos textos também contam, viu?!) deixem seus comentários. Tem algo que vocês fazem que se diferencia de mim? As fases são mais simples e não tem nenhum "chororô" no meio? Estou ansiosa para ouvir suas opiniões!

Abraços,
L. L. Alves

12 comentários:

  1. Percebo que sua escrita amadureceu muito nos últimos meses...Como se as palavras fossem um brinquedo que agora vc sabe usar melhor, seja pelos truques ou pequenas percepções pessoais que estejam se refletindo no processo criativo. Fico feliz por vc! Esta fase é muito importante e me enche de orgulho poder observar estas transições, mudanças e toda a humildade por trás do seu texto ^^ Parabens, Lu! XD Ai, essa fase 5...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pedro!
      Apesar de não poder me utilizar muito dessas "brincadeiras" em posts do blog - já que são mais sérios, supostamente - eu adorei colocá-las em prática! Adoro, adoro, adoro! Fico super feliz por seu apoio!

      Obrigada! E tenho que concordar, fase 5 não é nem um pouco fácil.... Beijos :D

      Excluir
  2. Realmente tua escrita está amadurecendo muito, como disse o Pedro! Parabéns!
    Mas se formos reclamar de fases, quero reclamar da fase 4, concluir o trabalho, há que ter muita força nessa hora! Então força para todos nós!
    Marcia
    P.S. Por que não aparece mais a opção de inserir o nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Marcia!!
      Sim, tens razão. Fase 4 não é fácil mesmo! Muitos "livros" que escrevi pararam no meio do caminho por causa da fase 4!
      Muita força pra você também!! ^^

      Ah, vou dar uma olhada nas configurações! Modifiquei algumas coisas (como a opção de anônimo) e posso ter desconfigurado outras. Pode deixar que vou resolver =)

      Excluir
  3. Adorei as dicas, principalmente a dica 9.
    Ainda não pensei em escrever um livro.. quem sabe no futuro.
    É dificil lidar com criticas, por mais construtivas que sejam. Já vi muito autor a solta por aí dando piti e brigando com blogueiros por terem feito resenhas negativas e isso é o cúmulo da falta de senso e da vergonha.
    Mas enfim, pra quem quiser começar, já sabe de onde partir.
    Parabens pelo post!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Não precisa ter pressa =D
      Nossa, é muito complicado! Depende muito da pessoa, mas ouvir alguém "falando mal" do seu trabalho é bem dolorido hehe
      Mas a gente tem que aceitar né! É muito bom para a evolução de todo escritor ^^

      Obrigada! Eu que agradeço por ter deixado seu comentário, Flavia! Beijos :)

      Excluir
  4. Oi, Luene :)
    Super legal as fases! Eu já escrevi algumas histórias, acho que juntando dá um livro, mas nunca corri atrás. São romances água com açúcar mesmo. Mas um dia eu tomo fôlego e continuo! Ficar forçando também não dá muito certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toma fôlego sim! Aposto que muita gente se interessaria por suas histórias! Beijos :)

      Excluir
  5. realmente concluir um livro é bem difícil. Eu comecei a escrever um romance baseado em um sonho que tive na quinta série e hoje eu estou no primeiro ano e ainda não terminei ele porque eu teria que inventar um final para o sonho, rs =] mais eu terminei um outro livro que eu comecei na sétima série que só ficou pronto no começo deste ano que também é baseado em um sonho louco que eu tive e foi bem difícil inventar um final porque a gente sempre acorda na parte melhor do sonho e eu já comecei outro que será uma saga e pretendo publicá-los... =] ameii seu blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Jeice! É assim mesmo. Dá um trabalho, mas a gente gosta né! Boa sorte e muito sucesso com seus livros!!
      Beijos e obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  6. Estou atualmente na fase 7, e como diz minha mãe, capengando. É muito chato revisar porque tem que pensar duas vezes mais que quando estava escrevendo. Encontrei um monte de erros no meu livro, coisas que mudei depois de escrever o capítulo, falta de lógica em algumas partes... Sem contar os capítulos que davam mais de 10 folhas que eu tive que reduzir para 4. No começo não pensava muito no número de páginas, nem eu mesma consigo ler um capítulo de 10 páginas do word, imagina um leitor! kkk
    Boas dicas Luene!Quero chegar na fase 8 e escrever o livro 2!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito mais complexo do que apenas ler por cima. Você tem que ter o dobro/triplo da atenção e notar aspectos não vistos antes. Acho beeem chatinha, mas né. É necessária!

      Hmmm, boa dica, Marina! Boa sorte!!! Beijos =D

      Excluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!

Lembrando que:
1. todo comentário é moderado;
2. evite usar palavras de baixo calão, frases ofensivas ou preconceituosas, e principalmente conteúdo que não tenha relação com o blog e o mundo dos livros;
3. respondo todos os comentários.

Estou ansiosa para ouvir o que você tem a dizer!