Translate

domingo, 24 de junho de 2012

De onde vem a inspiração?

Diga-me: de onde vem a sua inspiração?
Estava pensando nisso, tarde da noite, e acabei chegando a uma conclusão: a inspiração vem de todos os lugares.

Para aqueles que escrevem - ou mesmo aqueles que leem muito - qualquer acontecimento é motivo para se pensar. Vai me dizer que quando você lê algo suspeito em algum livro, uma atitude confusa de um personagem, você não fica se perguntando: por que cargas d'água ele fez isso??? É claro que há diferente tipos de leitores, mas dada a minha experiência, posso dizer com certeza que parar e pensar sobre determinado assunto faz parte da natureza humana. Às vezes pensamos antes de dormir, com a cabeça no travesseiro; outras quando estamos tomando banho (não negue!); ou simplesmente quando estamos entediados.
E é em um desses momentos - acredito eu - que alguns escritores colocam a cuca para pensar.
Como você escreve um livro? É uma pergunta muito comum.
Se quiserem dar uma lida no outro post que escrevi sobre dicas na hora de escrever é só clicar AQUI. Vocês verão muitas técnicas boas para conseguir finalmente tirar aquela ideia da cabeça.

Enfim, voltando aos escritores...


Muitos deles se utilizam de sonhos para escrever. As lembranças se tornam sua inspiração e então mais ideias aparecem. Minha saga, por exemplo, começou com um sonho muito estranho. E o mais interessante é que quase nunca me lembro de meus sonhos. Por isso posso dizer que essa foi minha inspiração inicial.
Mas e dai? Tudo já está pronto, só falta escrever?
Err... Não. Não mesmo!


Sabem a história daquela escritora famosa que levou anos para escrever um livro? É bem por ai. Para criar algo de qualidade é necessário mais do que essa "inspiração". É necessário trabalho duro. Suor. Literalmente ou não.
E dai, pelo amor de Deus, quais são essas inspirações?!?, vocês devem estar se perguntando.
Uma das grandes inspirações é aquilo que encontramos ao nosso redor. Pessoas, cenários, diálogos. O problema de muitas pessoas é acreditar que precisamos ser COMPLETAMENTE originais. Sabe, é impossível. Tá, ok. Pode não ser tão impossível assim, mas hoje em dia, com tantas obras e criações maravilhosas, como vamos conseguir ser completamente originais?


Admito: é muito difícil. Me pego muitas vezes morrendo de preocupação: MEU DEUS DO CÉU, eles vão achar que não tenho talento! E então me lembro: não somos tábulas rasas (adoro esse conceito!). O que isso quer dizer? Quer dizer que nascemos em um ambiente - não importa necessariamente qual - e crescemos recebendo todo o tipo de influências. E isso nos afeta completamente, seja no modo de ver o mundo e pensar, seja na hora de colocar as ideias no papel.
Vejamos o meu exemplo: comecei a gostar de ler e escrever com os livros da J. K. Rowling e por isso hoje escrevo livros de fantasia. A possibilidade de evolução é grande, lógico. No entanto, depende da pessoa.


Enfim, a inspiração vem de seus colegas, amigos, primos, família... Vem de lugares que você já tenha visitado.
O que mais você pode fazer para aumentar suas "doses de inspiração?"
O que eu indico é saber que tipo de escritor você é. Não existe um questionário certo para isso (pelo menos eu não conheço), mas pense em como você ultimamente trabalha.
Em silêncio? Você precisa de completo silêncio para fazer seus trabalhos? Ou você prefere ouvir música e deixar a TV ligada?

Pense nisso e invista! Quer escrever? Sente em um lugar confortável onde você se sinta bem: na biblioteca municipal, no seu quarto, no sofá da sala... Não importa.
E então deixe o ambiente propício e se esforce.




A inspiração vai aparecer, uma hora ou outra. Quando você começar a escrever, não vai querer parar!
Boa sorte!
Não deixe de conferir Escrever um livro não é fácil


Abraço,
L. L. Alves

8 comentários:

  1. Gente que poltrona é essa...Assim eu escreveria minha vida em um dia!!rsrsrs. Mas uma coisa é certa quem gosta de escrever tem que apreciar cada detalhe, cada lugar que passa, cada pessoa que encontra, cada sentimento, afinal tudo pode nos inspirar, basta que saibamos olhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é?? Eu acho que não sairia dela por algumas semanas! hahaha

      Exatamente!! Tudo acaba te inspirando e te levando a pensar: "Hmm, e se eu usasse isso no livro?". Obrigada pelo comentário! Beijos

      Excluir
  2. ME TOOOOOO!!!!


    J. K. (L) (Pq nos blogs não dá pra fazer coraçãozinho e like as coisas?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3
      Não sei, Larry! hehe Mas eu entendi sua intenção! Todas amamos J. K. \o

      Excluir
  3. Oie, fiquei curiosa pra saber como foi o seu sonho, nos conte se puder no próximo post!
    Eu sempre gostei de redação na escola, mas nunca fui pra frente nesse negócio de escrever, quem sabe um dia se eu ficar inspirada né ;p
    Já a minha irmã ela adora escrever, e sempre teve vontade de fazer um livro, e já que você falou de sonhos, ela sempre tem sonhos que parecem filmes, e ela lembra de cada detalhes, por exemplo, como era o pente que estava em cima da mesinha de canto que era branca que estava em um determinado cômodo no sonho... Sempre me impressiono com isso O_O

    Enfim, boa sorte e sucesso !
    Não sei se curte maquiagem, mas no meu blog, além disso, também tem os "pensamentos" que são textos que minha irmã escreve, dá uma passada lá (:
    http://cherriesandblueberries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já contei em algum post anterior, mas pode deixar que prepararei outro melhor... Só não fique chateada se você ficar ainda mais curiosa! hehe

      Mas é bem isso mesmo, Camila! Um dia "A" inspiração aparece e você consegue! Não duvide de sua capacidade ^^

      Nossa! Que legal! Queria poder lembrar de meus sonhos dessa forma! hahaha
      É ótimo isso, já que nossos sonhos são sempre tão inusitados e cheios de vida!

      Passo sim, pode deixar :D
      Sou mais para o lado dos livros do que das maquiagens, mas passo por lá! Beijos e muito obrigada pelo comentário! :)

      Excluir
  4. Adoro seus textos com dicas para escritores!
    Minhas inspirações... meu Deus! Vem de qualquer lugar...
    Outro dia estava conversando com minha mãe sobre emprego e disse que não daria aula "nem morta"... já me veio uma ideia de uma professora fantasma dando aula....
    A parte trabalhosa é transformar isso em um texto de qualidade. Mas, que graça teria só ter ideias e as estórias aparecerem prontas??

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que esteja gostando, Helaina!! =D
      hahahaha Que interessante! Seria uma história bem legal hein!

      Sim, sim... É difícil, mas é tão bom!
      Beijos!

      Excluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!

Lembrando que:
1. todo comentário é moderado;
2. evite usar palavras de baixo calão, frases ofensivas ou preconceituosas, e principalmente conteúdo que não tenha relação com o blog e o mundo dos livros;
3. respondo todos os comentários.

Estou ansiosa para ouvir o que você tem a dizer!