Translate

terça-feira, 22 de maio de 2012

Livros que valem a pena serem lidos #3

Boa tarde! Tudo bem?
Confesso que hoje estou me sentindo muito mal! Desde ontem estou com dor de garganta - o que é muuuito inconveniente! - e quase desmaiei. Problemas de pressão baixa. Já estou melhor agora, apesar de querer apenas deitar na cama e dormir por uma semana inteira!

Vamos continuar a destacar livros que são simplesmente maravilhosos? Estão preparados?
\o/
Let's go!

1 - A Menina Que Roubava Livros
Quem já leu sabe como o livro do escritor australiano Markus Zusak é de arrepiar. Admito que no começo fiquei pensando: mas quem que está contando essa história, afinal de contas?? E então li a contra-capa e ponderei:
''Quando a morte conta uma história, você tem que parar pra ouvi-la.''
Ainda me arrepio só de pensar! A história se passa na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial e vemos a incrível história de uma menininha, nomeada como "a menina que roubava livros" pela própria morte! Entre conflitos, choros e aprendizados, acabamos nos sentindo ligados a cada um dos personagens e podemos notar o quanto é difícil para uma garotinha presenciar uma guerra e ver pessoas sumindo e morrendo com tanta rapidez.



2 - O Menino do Pijama Listrado
Decidi continuar com esse livro do escritor John Boyne por também retratar a Segunda Guerra Mundial e, consequentemente, sobre os judeus e nazistas. Não há muito o que falar do livro, porque qualquer coisa poderá estragar a história inteira!
Mas posso dizer que um menininho, filho de
um comandante de campos de concentração de judeus, acaba por encontrar um estranho e magricelo menino do pijama listrado. A partir desse momento, suas vidas nunca mais serão as mesmas... Com uma linguagem típica de criança e descrições surpreendedoras, vocês verão e se emocionarão com essa linda obra!



3 - Marley & Eu
É muito difícil encontrar alguém que não tenha ora lido o livro, ora visto o filme. No entanto, é impossível deixar essa obra prima de lado. Do escritor John Grogan, em Marley e Eu vemos a história real de um casal que acaba por adotar um filhotinho. O que eles não sabiam é que ele - o cão de liquidação - mudaria a vida deles para sempre. Marley, nomeado em homenagem ao Bob Marley, come os móveis, tem medo de trovões e apronta cada uma! É possível ver seu amor imutável pelos seus donos e não há quem não se emocione com essa linda história (confesso que quando vi o filme chorei como um bebê! e cheguei a soluçar). Por isso, não deixe de ler!



4 - A Menina do Fim da Rua
Tive oportunidade de ler essa obra de Laird Koenig quando ainda cursava o Ensino Médio. Época muito frutífera em que eu lia um livro por dia! Em A Menina do Fim da Rua encontramos uma garota inglesa e muito enigmática, que acaba de se mudar com seu pai para uma casa no fim da rua, nos EUA. Esse é um livro que também não posso falar muito! A história começa um pouco confusa e inimigos aparecem por todos os lados. Com um toque para lá de dark, podemos dizer que Koenig segue uma linha de mistério e surpresas!!!



5 - Edgar Allan Poe
Ao invés de escolher uma obra específica desse autor incrível, decidi abordar algumas e falar sobre ele. Edgar Allan Poe, escritor boêmio, mas genial, escreveu mais de 60 contos. Entre eles temos O Gato Preto, A queda da Casa de Usher e Os assassinatos da Rua Morgue. Suas obras são cheias de horror, misticismo e morte. Poe é um dos únicos autores que consegue me proporcionar um medo surreal ao ler seus contos!! É impossível dizer minha obra preferida: todas são únicas e especiais. No entanto, nunca me esquecerei do dia em que li Os Assassinatos da Rua Morgue...

(não se enganem com essa capa bonitinha!)

6 - Agatha Christie
Todos podem dizer que Sherlock Holmes foi e ainda é o melhor detetive de todos os tempos. Sinto muito, para mim Hércule Poirot é mais! Conan Doyle pode ter criado esse personagem astuto, mas o detetive belga de Agatha Christie é ainda mais astuto que qualquer outro personagem já criado (na minha opinião). Mesmo sendo disléxica, Agatha escreveu muitos livros, dentre eles Um crime adormecido - com a doce e sagaz Miss Marple -, Um gato entre os pombos, O natal de Poirot, Uma Dose de Cianureto, Cai o Pano, A Casa Torta, O caso dos Dez negrinhos, entre vários outros (esses são apenas os que eu lembro de cabeça). Cada obra é diferente. Seu estilo de escrita é simplesmente inimaginável! Eu, que li a maioria de seus livros (apenas não li aqueles que minha irmã lera, já que ela me contava sempre o final - e vice e versa), NUNCA descobri o assassino. Nem uma vez sequer! Talvez eu que não seja tão esperta, mas Agatha Christie consegue nos "enrolar" tanto a ponto de apontarmos para todos e no fim não sabermos quem realmente cometeu o crime. E aquela sensação de desapontamento nos preenche... Como não pensei que poderia ser fulano?!?! Ela era uma mestre no que fazia! Por isso, não deixe de ler suas obras, principalmente O Caso dos Dez Negrinhos.



7 - Coleção Vagalume
Por fim, venho falar-lhes de uma coleção que a maioria nascida nos anos 90 conhece: a Coleção Vagalume. Quem nunca foi a biblioteca da escola e pegou Um Cadáver Ouve Rádio, de Marcos Rey, ou O Caso da Borboleta Atíria, de Lúcia Machado de Almeida? Na coleção Vagalume existe de tudo! São livros curtos e de escritores brasileiros consagrados. Um dos melhores autores - na minha opinião - é Marcos Rey. Suas histórias envolventes e cheias de mistérios e assassinatos eram a minha diversão na escola! Dentre suas obras gosto de Um Cadáver Ouve Rádio (já citado acima), O Mistério do Cinco Estrelas, Bem-vindo ao Rio, Sozinha no Mundo... Na verdade, todos! E, diferentemente de Agatha Christie, já consegui descobrir o assassino! Enfim, nunca é tarde para reviver sua infância/adolescência e se deliciar com livros mágicos!





Por enquanto é só, pessoal!
Espero que tenham se divertido com as obras citadas! Caso tenham alguma dúvida é só deixar um comentário! Se você gostou ou quer adicionar alguma coisa, sinta-se a vontade para fazer o mesmo!
E, é claro, não deixe de ler esses livros, caso não os tenha lido ainda! Valem muuuuito a pena!

Abraços,

L. L. Alves

14 comentários:

  1. Luene, bem legal o post! Adicionaria que Poe é o mestre de criar angústia em seus leitores, você chega a parar de respirar, o peito dói. E interessante você mencionar que prefere o Poirot da Agatha ao Sherlock, eu acredito impossível compará-los, já que os métodos investigativos são diferentes. Enquanto Sherlock é analítico e baseia sua investigação em fatos e detalhes, o Poirot utiliza o psicológico dos suspeitos ao seu favor, sempre "jogando verde para colher maduro". Sou fãzona dos dois, assim como do Dupin de Poe. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem colocado Carol!! Angústia é definitivamente uma ótima palavra para descrever os contos de Poe!

      Sim, sim! Concordo. Cada personagem é único. No entanto, gosto é gosto né? hehe
      Conheci Poirot antes do Sherlock (por incrível que pareça!) e sinto uma certa paixonite por ele! Principalmente em Cai o Pano... Quem leu, sabe porquê!

      Abraços e obrigada por comentar!

      Excluir
  2. De todos aí eu só li O menino do pijama listrado, chorei no fim. Achei muito interessante a visão inocente de uma criança sobre o holocausto.
    O Diário de Anne Frank foi muito bom e inspirador pra mim.
    Ah... Engatei uma primeira no Guardião de Mistérios. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom né? Essa questão da inocência é muito bem trabalhada no livro. Se você gostou desse, tente ler A Menina que Roubava Livros também!

      Ainda não li O Diário de Anne Frank! Valeu pena dica!
      Continue lendo o Guardião de Mistérios e depois nos conte um pouquinho sobre ele!!
      Abraços!

      Excluir
  3. Eu adoro Poirot!!! E amo mais ainda as adaptações feitas para a TV com David Suchet interpretando Poirot!
    Já a coleção Vagalume é um clássico da minha adolescência, acho que li quase todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi essa adaptação! É de que ano, você sabe?

      Sim! Coleção Vagalume nos encanta tanto que é impossível ler só uma obra!!

      Excluir
    2. A adaptação foi uma série britânica que iniciou em 1989. Aqui no Brasil ainda não vi em nenhum canal aberto ou por assinatura, mas na Inglaterra passava na BBC e no Canadá também assisti. Penso que deve ter algo nas locadoras ou na internet. Vale muito ver, a interpretação dele é impecável!

      Excluir
    3. Ok. Vou procurar! Com esse entusiasmo só pode ser ótimo mesmo!

      Excluir
  4. A Coleção Vagalume definitivamente está entre aquelas que me deram gosto pela leitura! Era um por dia, praticamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Era impossível ler apenas um livro da Coleção Vagalume =)

      Excluir
  5. Tenho A Menina do Fim da Rua para ler aqui em casa. Bem velhinho, que era da minha tia. Mas acho que vale muito a pena, pelo que já li sobre ele. Já li e recomendo seriamente A Menina que Roubava Livros e com certeza O Menino do Pijama Listrado. Além de O Caçador de Pipas, que não está nessa relação, mas é tão maravilhoso quanto esses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Menina do Fim da Rua é muito interessante!!

      Hmm ainda não li O Caçador de Pipas! Tenho muita vontade! Valeu por indicar :D

      Beijos

      Excluir
  6. Ótimas dicas! Já li a menina que roubava livros e amei a história. É linda demais (e o final então).
    Tambem li Marley e Eu quando era mais nova, não me lembro de muita coisa, só de que quase chorei no final.
    Quando era criança era louca pra ter a coleção vagalume, só consegui uns 2 da coleção :/ Na minha escola também não tinha todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim. Muito perfeita!

      Acredito que a maioria dos jovens da nossa idade eram fãs da Coleção Vagalume! As histórias eram muito legais! *-*

      Excluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!

Lembrando que:
1. todo comentário é moderado;
2. evite usar palavras de baixo calão, frases ofensivas ou preconceituosas, e principalmente conteúdo que não tenha relação com o blog e o mundo dos livros;
3. respondo todos os comentários.

Estou ansiosa para ouvir o que você tem a dizer!