Translate

segunda-feira, 5 de março de 2012

Apresentações e meus livros

Olá! Tudo bem?
Vocês provavelmente estão se perguntando: por que essa tal de Luene criou um blog?
A verdade é que eu já criei diversos blogs, já que gosto de escrever e expressar minhas opiniões. Eles, no entanto, nunca duraram muito. Não tenho muito tempo e não me sinto mais tão à vontade em mostrar ao mundo minhas ideias e medos.

Dessa vez, criei esse blog para postar alguns fatos referente a minha vida "profissional".

Bom, mas quem diabos é essa garota?
Meu nome é Luene Alves e meu maior sonho é ser uma escritora.
Tudo isso começou quando eu era ainda muito pequena e um singelo livro caiu em minhas mãos:

Harry Potter e a Câmera Secreta.

Sim, exatamente. Meu amor pela leitura cresceu através das obras maravilhosas de J. K. Rowling. Na época minha família não tinha condições de comprar muitos livros ou presentes para os filhos (tenho mais três irmãos mais velhos), então encontrei esse livro na pequena biblioteca da minha antiga escola.
Comecei a ler aquele livro, apesar de nunca ter lido o primeiro, e me apaixonei completamente. Rowling coloca em palavras sentimentos que nem mesmo nós conseguimos explicar. Ela junta palavras em uma frase que torna tudo mais mágico e surpreendente.
Eu amo essas histórias, como não poderia?
Foram elas que me mostraram o mundo maravilhoso da escrita!

Enfim, após anos e anos, consegui comprar os outros livros. Alguns meus pais me deram - e como eram caros! Outros eu mesma comprei depois de um verão trabalhando em um restaurante. Mal tinha quinze anos.
Cada vez mais que eu me aprofundava na leitura, mais vontade eu tinha de escrever. Então, depois de várias estórias fracassadas, eu consegui terminar meu primeiro livro: Mudanças

Com não mais de cem páginas, é a história de uma adolescente que precisa aceitar as mudanças da vida e começar a encarar suas responsabilidades de uma forma mais séria. Apenas um romance simples e - de acordo com um professor meu de português que leu - muito lírico.

Depois disso, não houve escapatória: no meu sangue já corria tinta e papel.
Após o término dessa história eu não parei mais! Entre uma e outra, eu continuei a ler e ler, cada vez mais! Todo dia terminava algum livro e corria para a biblioteca da escola para outro e mais outro. Minha fome era insaciável!
A bibliotecária não conseguia acreditar!
Esse foi, definitivamente, o momento mais promissor de minha infância/adolescência. Li tanto quanto era possível e nunca era o bastante.

Então outras histórias se formavam em minha mente:
Sebo Fernandes
A história de uma garota que precisa encarar a dura realidade do ensino superior. Sua família não possui renda suficiente para pagar uma faculdade particular. Então, decidi estudar por si só. No meio do caminho, no entanto, encontra um rapaz que a ajuda a estudar e a partir desse momento percebe que seu coração não está tão "morto" quanto achava que poderia estar.

E, por fim, minha última estória "simples" que ainda continua sem nome. Conta a história de um rapaz, na sua plena adolescência, que encontra garotas que passam a conversar com ele na escola e começam a criar uma forte amizade. Amor, traição, revelação... Tudo se mistura a história, fazendo com que Ricardo comece a entender como o mundo funciona. E que, talvez, não tenha feito a escolha certa...


Essa é minha vida. Minha vida agora é ler e escrever muito na faculdade (Letras - Língua e Literaturas Inglesa) e ler para o meu próprio prazer.
Escrever eu escrevo para os meus leitores. Quero proporcionar o maior dos prazeres: a descoberta de um mundo novo e mágico: o mundo das letras.

Nos próximos posts contarei sobre meu novo projeto! Por enquanto minhas estórias são mais simples e românticas, certo?
Vocês verão que após um sonho muito maluco uma nova ideia apareceu em frente aos meus olhos e como meus dedos machucam de tanto digitar!

Nunca parem de ler! É o melhor conselho que posso lhes dar!

Até,

L. L. Alves

10 comentários:

  1. Parabéns por ter conseguido terminar seu primeiro livro e pelos outros que estão por vir! Algo que sempre quis fazer, mas que a preguiça não deixa acontecer, aliás, escrevi dois livros quando tinha 7 anos, mas eram apenas contos. Tenho várias ideias que surgem do nada na minha cabeça e as chegam por meio de sonhos, as mais mirabolantes. Anoto tudo, mas não passam de algumas páginas..rs. Gostaria de saber como conseguiu desenvolver as personagens, o que tenho mais dificuldade é em criar as personalidades, criar vidas!..rs.Como é a sensação?

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pelos elogios! Você tem razão, tentar criar uma história e principalmente terminá-la não é fácil!
      Fico feliz que você tenha essas ideias e vontade, é assim que começa! Admito que também nunca passava de algumas folhas, mas me "obriguei" de certa forma a concluir meu primeiro livro e a sensação é maravilhosa! Não é esse em questão. Mas após ver do que era capaz, não parei.

      Essa é a dica que posso te dar: NÃO DESISTA.
      Tente terminar um conto ou um romance, por mais "bobinho" que você possa acreditar que seja. Porque não é!

      Em relação as personagens é o seguinte:

      - concentre-se naquilo que você conhece primeiramente. Escolha um colega, amigo e use ele em suas histórias. (me utilizo dessa técnica muitas vezes). Personagens são mesmo complicados, mas o interessante é escrever o que você conhece. Não acredite que é estranho! É o mais normal.


      - Tenha, logo de início, um esquema deles.
      Fulano é brigão. Ciclano é tímido e tente imaginá-los em sua mente. Use apenas uma característica principal a priori. E trabalhe-a. Então vá adicionando outras características, para não ficar complicado.

      Então crie um rosto (que seja de alguém conhecido, ou com alguma característica peculiar, é sempre bom). E vá moldando-o.
      Sei que não é fácil, mas use poucos personagens primeiramente, como seria em um conto, por exemplo e tente "aprofundar". E então amplie e arrisque!


      A sensação é maravilhosa! Pra mim, eles são reais! Tão reais quanto eu ou você! Adoro escrever e tudo relacionado a isso me anima!

      Enfim, não desista! Você tem potencial. "Sue" um pouco mais. Escrever não é fácil, mas ao final é muito satisfatório!

      Qualquer coisa é só perguntar!
      Abraços,

      Excluir
  2. Uma das minhas maiores dificuldades é dar os nomes, como você lida com isso? Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Pode perguntar o quanto quiser!! O que eu souber, ajudarei.

      Bom, dar nomes.... Eu normalmente escolho o nome de acordo com o seu significado. Mas isso é algo muito pessoal. Sempre procuro o significado dos nomes (não necessariamente algo "certo" ou "verídico" sabe) e então aplico nos personagens.
      Eu escolho, por exemplo, "Alana" e pesquiso. Ah! Alana pode significar "amável". Se isso se encaixa na personalidade do personagem, eu escolho. Se não, procuro outro.

      Às vezes, no entanto, eu simplesmente gosto de um nome e resolvo aplicá-lo. Como normalmente acontece com nomes iniciados com a letra L (é inconsciente, e apenas recentemente percebi que a maioria dos meus personagens principais começam com L O.O).

      Uma dica que posso te dar é dar uma olhada em sites que falem de nomes. Há diversos hoje. Procure como "significado dos nomes" ou "nomes para bebês". E vá passando e dando uma lida. Uma hora surge algum que te interesse.

      Outro ponto importante é saber a nacionalidade da pessoa. Nos meus livros por exemplo, há várias nacionalidades: brasileiros, britânicos, americanos... Então terei que me adequar a isso. Não posso dar o nome de João para um personagem americano. Para isso, usaria John ou algo do gênero.

      Tudo certo? Acredito que pesquisar nomes é sempre bom. Cansativo, mas bem interessante.

      Abraços!

      Excluir
    2. Intrometendo aqui na conversa... Nomes são as partes mais chatas, não dá pra começar sem ter um nome em mente. Do personagem masculino da minha história, já sabia que nome ia colocar, mas da garota foi difícil. Nenhum nome se encaixava no perfil dela! Acabei escolhendo um ao acaso e o significado ainda combinou! Não falo qual o nome aqui porque morro de vergonha ushausuhsuh

      Excluir
    3. Pode comentar a vontade, Marina!! ;)

      Sim, você tem toda razão. Mas acredito que não precisamos parar nosso processo criativo por causa de um nome. Se for do protagonista é uma coisa! Realmente não dá pra ficar sem. Mas se for parar a cada personagem, vai atrasar a história. Eu sempre deixo nomes em branco, substituindo por "_", assim sei que precisarei pensar no nome mais tarde.

      Outra coisa: mudei os nomes algumas vezes. Principalmente os sobrenomes que são importantes. Então temos que ter paciência porque um dia o nome certo aparece ;D

      Faaaala! Fiquei curiosa! hahaha

      Excluir
  3. Acredito que agora minhas produções vão andar! Gostei da ideia para pesquisar nomes e encaixar seus significados às personalidades, é algo simples e faz todo sentido do mundo..rs.
    Obrigada! Qualquer dúvida volto a perguntar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma boa opção. Mas não se foque taaanto nos nomes. São importantes, mas apenas um detalhe para toda a estrutura do livro.

      Boa sorte! E como eu já disse: não desista!
      Tenha em mente: vou terminar esse livro!!! Você vai ver que quando colocar o ponto final (apesar de não ser o fim de verdade) vai ser uma sensação incrível!

      Abraços

      Excluir
  4. Sonhos são sempre os responsáveis por começar uma história! Eu tive a ideia do meu livro, parte voltando da escola (quando eu estudava longe de casa) parte falando com uma amiga no msn. Depois de ter a ideia, fiquei tão ansiosa pra começar a escrever, que tinha vários sonhos com meus personagens! Metade do meu livro eu sonhei uauhsuahus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro que você disse! Realmente, nosso inconsciente acaba nos ajudando a escrever e a desenvolver os nossos livros!

      É muito legal quando isso acontece *-*

      Excluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!

Lembrando que:
1. todo comentário é moderado;
2. evite usar palavras de baixo calão, frases ofensivas ou preconceituosas, e principalmente conteúdo que não tenha relação com o blog e o mundo dos livros;
3. respondo todos os comentários.

Estou ansiosa para ouvir o que você tem a dizer!